Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Rosberg brinca ao encontrar volante do pai de 1982

Compartilhe!

294x276

O piloto Nico Rosberg perdeu a liderança na Fórmula 1 por problemas no volante de sua Mercedes, mas não deixou de lado o bom humor. O alemão publicou no Facebook uma foto do volante Personal da Williams com a qual seu pai, Keke Rosberg, foi campeão do mundo em 1982.

“Acabei de encontrar um velho volante do meu pai perdido no escritório. Pai, naquela época as coisas eram bem mais fáceis”, escreveu, bem humorado, Nico Rosberg na sua conta do Facebook. O volante de 1982 era simples, como os volantes esportivos usados em qualquer carro.

A foto e o texto são alusão ao que aconteceu no último GP de Singapura. O piloto alemão foi obrigado a abandonar devido a problemas de eletrônica no volante, que chegou a trocar por quatro vezes. Resultado: o colega de equipe na Mercedes, Lewis Hamilton venceu e tirou Rosberg da liderança.

VOLANTE?

Antigamente para pilotar um carro de Fórmula 1 era só acelerar, frear e virar o volante, mas hoje tudo é muito diferente e complicado. Basta ver como é o volante de um dos carros atuais.

No início deste ano a Mercedes divulgou imagens do seu novo volante para 2014, com alguns detalhes sobre a quantidade de botões, chaves e leds que são usados. A introdução de novas tecnologias em 2014, como o ERS (Energy Recovery System), e a disponibilização de mais dados para o piloto, obrigou à reformulação dos volantes.

A grande diferença encontra-se na introdução de um enorme visor multifunções, que exige maior concentração de comandos no pouco espaço que resta do volante. A alteração exige também por parte dos pilotos maior atenção na sua utilização. “O mostrador é muito diferente, quase igual a um smartphone”, comentou Nico Rosberg.

Com os novos volantes, o piloto passa a ter disponíveis vários dados gráficos, incluindo a possibilidade de escolher 100 modos possíveis de configurações. Estão disponíveis ainda gráficos do controle de temperatura e de desgaste dos pneus.
a1 a2 a3 a4 a5 a6


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español