Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Rotativo: Mazda prepara esportivo com motor Wankel

Compartilhe!

A Mazda planeja um novo esportivo equipado com motor rotativo Wankel. A marca japonesa divulgou o teaser de um conceito que apresentará no final do mês, no Salão de Tóquio. Em causa estará um sucessor do RX-8, que foi fabricado entre 2003 e 2012.

8f0424638cb447f23d4850858f8d1288_L

A Mazda anunciou que apresentará no fim deste mês, no Salão de Tóquio, o concept de um modelo esportivo. Este deverá ser o sucessor espiritual do RX-8, que foi o último carro de produção com motor rotativo). O teaser sugere que se trata de um cupê. Numa curta notícia divulgada junto com a à imagem, os japoneses dizem apenas que se trata de um carro esportivo que “personifica a linhagem de modelos da Mazda” e com prazer de dirigir digno de outros modelos do passado.

No evento na capital japonesa também será exibido, entre outros modelos, o Mazda Cosmo Sport 110S, de 1965, o primeiro modelo de produção em massa da marca com motor Wankel.

O Mazda Cosmo 110S.
O Mazda Cosmo 110S.

O presidente da Mazda, Masamichi Kogai, confirmou que ainda existe uma equipe de engenheiros da marca dedicada ao desenvolvimento de motores rotativos, acrescentando que estes estão neste momento trabalhando “de forma entusiasmada” para trazer de volta a tecnologia Wankel, ajustada aos padrões atuais.

O que “condenou” os motores rotativos foi exatamente o custo de desenvolvimento, associado a um processo de produção artesanal e a impossibilidade de atenderem as restritas normas ambientais. O executivo disse ainda que o novo esportivo, que poderá adotar a designação RX-9, está previsto para 2018, ano em que será comemorado os 40 anos do lançamento do primeiro RX-7


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español