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RS, A HISTÓRIA DOS FORD ESPORTIVOS

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Que muitos carros fabricados pela Ford tem características esportivas, disso todos sabem. Quem é apaixonado por automóveis e nunca se imaginou pilotando um carro competição da Ford? Mas para que toda essa história atingisse o atual status de respeito, a marca desenvolveu na Europa o conceito Rallye Sport, que estreou em 1970. Desde então, a sigla RS condecora apenas os carros mais esportivos da marca.

Ford at Le Mans Classic 2008

A designação RS já esteve em 21 modelos da Ford, provando que a tradição esportiva vinda das pistas de competição também é aplicada em versões de rua. Produzidos sob inúmeras formas e aplicações, os Ford RS já tiveram os seus motores instalados na dianteira, centrais ou na frente; já foram equipados com tração na frente, atrás ou mesmo 4×4. Também já receberam motores de quatro ou seis cilindros, aspirados ou turbo. Muitos foram testados em túneis de vento, gerando interessantes desenhos, como os aerofólios aplicados no Sierra ou Escort RS Cosworth. Todos receberam bastante tecnologia e, consequentemente, foram referências em dirigibilidade e estabilidade.

Ford at the 2004 Goodwood Festival of Speed

 A primeira vez que se viu um Ford RS foi em 1970, com o Escort RS1600, que também foi o primeiro modelo da Ford a utilizar motor de 16 válvulas com dois comandos de válvulas no cabeçote, e o primeiro carro a ser montado na fábrica de Aveley, Essex, na Inglaterra.

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Outro marco importante foi ter sido também o pioneiro modelo RS vendido nos concessionários Ford. Como muitos outros modelos RS, também o RS1600 (da mesma forma que o RS2000, com apenas um comando de válvulas), conheceu o sucesso esportivo. Entre as principais vitórias do RS1600, estão os triunfos no “East African Safari Rally” em 1972, três vitórias no “Rallye do RAC”, e a vitória no Campeonato Europeu de Carros de Turismo em 1974.

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 O Ford Capri RS2600 e o modelo RS3100 fizeram  muito sucesso na década de 1070 e venceram várias provas, incluindo os Campeonatos de de Turismo de 1971 e 1972. No final da década de 1970, a Ford apresentou o Ford Escort RS2000, com faróis retangulares, que foi o mais vendido RS de todos os tempos. Enquanto isso, o Escort RS 1800 venceu mais provas de rali que qualquer outro fabricante britânico. O sucesso no Campeonato Mundial de Marcas de 1979, levou vários pilotos a sonharem pilotar carros da Ford. E se Bjorn Waldegard venceu o mundial de pilotos de rali em 1979, o finlandês Ari Vatanen repetiu o feito dois anos depois.

National Clearance Centre (UK)

Foi nos anos 1980 que a Ford mostrou o RS1600i com tração dianteira com motor de injeção direta. A esta novidade somava-se o fato do carro possuir uma caixa de câmbio de cinco velocidades. E em 1984 surgiu o RS Turbo, primeiro carro com esta sigla a usar motor turbo. Ambos brilharam nas provas de Turismo, em particular o RS Turbo, pois seu motor 1.6 tinha absurdos 270 cv de potência máxima.

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Em seguida, com o surgimento de carros mais potentes no Grupo B dos ralis, a Ford não perder tempo e mostrou o RS200, uma verdadeira obra-prima tecnológica, que teve 200 unidades producidas para uso de rua entre 1984 e 1986. Um ex-presidente da Ford do Brasil tinha um carro desses, e durante uma pilotagem mais ousada em Portugal acabou saindo da estrada e só acordou várias semanas depois.

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O RS200 foi construído objetivando apenas a competição e o seu chassis era produzido em fibra de carbono, um luxo naquela época. Quanto à sua motorização, a Ford recorreu ao motor turbo BDT e acoplou nele um sistema de tração nas quatro rodas. Com um aspecto bastante esportivo, este carro foi o mais exclusivo e caro versão RS produzido até aos dias de hoje.

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Mas a potência dos carros de rali Grupo B estava passando dos limites, os acidentes começaram a aconecer e, com o desaparecimento dos Grupo B em 1986, a marca voltou a trabalhar apenas nos carros de Turismo, sem abandonar a esportividade levada a extrmos. Surgiu assim o Sierra RS com bloco Cosworth YB. Mas também os RS500 (dos quais foram construídas apenas 500 unidades) ganharam destaque no automobilismo. A conquista dos Campeonato Mundial de Turismo em 1987, do Campeonato da Europa no ano seguinte e de centenas de vitórias conseguidas na Inglaterra, são a maior prova de um carro bem desenvolvido.

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Chega a década de 1990, e com ela o sofisticado sistema de tração nas quatro rodas e uma versão encurtada do chassis do Sierra RS Cosworth, com motor de 230 cv, também utilizado no Escort RS Cosworth de três portas de rua. Além da qualidade do motor, este carro estava equipado com um atraente “pacote” de apêndices aerodinâmicos, o que garantia estabilidade excelente em todo o tipo de pisos.

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No final dos anos 1990, a Ford regressou aos pódios dos ralis, quando apresentou o Escort RS Cosworth. A vitória no Rallye de Monte Carlo, em 1994, inspirou os engenheiros da marca a criarem o carro que foi igualmente campeão do mundo em 1997 e 1998. Ainda na década de 1990, a Ford apresentou duas versões do Fiesta com tração dianteira: uma equipada com motor RS Turbo -com um turbocompressor CVH- e o RS1800, com a tecnologia Zetec, que conseguiu graças ao motor 1.8 16V e duplo comando de válvulas, uma série de vitórias.

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Ao mesmo tempo, o Escort RS2000, com motor 2.0 e tração dianteira, tornou-se o primeiro Ford a utilizar o leve bloco de 16 válvulas que, mais tarde, foi instalado em muitos Scorpio e Galaxy. Destaque especial para o RS2000 4×4, que foi o primeiro Escort “familiar” dos anos 1990 equipado com a tração nas quatro rodas.

2009 Ford Focus RS

Assim, em 2002 aparece o Focus, com a versão RS. Equipado com o motor Duratec turbo com 212 cv, e uma sofisticada transmissão, o que garantiu seu sucesso comercial. No Brasil a sigle RS foi usada algunas vezes pela Ford, em modelos que não tinham nada de esportivo além do visual.

 

Confira a lista completa de todos os Ford RS europeus:

 Escort RS1600 1970

Capri RS2600 1970

Escort RS2000 1973

Capri RS3100 1973

Escort RS1800 1975

Escort RS Mexico 1976

Escort RS2000 Mk II 1976

Escort RS1600i 1981

Escort RS Turbo 1984

RS200 1984

Sierra RS Cosworth 1986

Escort Rs Turbo(Mk IV) 1986

Sierra RS500 Cosworth 1987

Sierra RS Cosworth (saloon) 1988

Sierra RS Cosworth 4×4 1990

Fiesta RS Turbo 1990

Escort RS2000 1991

Escort RS Cosworth 1992

Fiesta RS1800 1992

Escort RS2000 4×4 1993

Focus RS 2002

Focus RS 2009


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