Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

SALÃO DE DETROIT – 2013: AS PRINCIPAIS NOVIDADES

Compartilhe!

Print

JEEP GRAND CHEROKEE

cherokee

A ideia da Jeep é posicionar o Jeep Grand Cherokee no segmento das SUVs premium, oferecendo interior redesenhado, com mais qualidade de materiais e de construção. A transmissão também é nova. A caixa automática de seis marchas desaparece e dá lugar a uma de oito velocidades, igual à do Chrysler 300C à venda nos Estados Unidos. Pela primeira vez haverá a opção de motor diesel para o mercado norte-americano. No exterior, uma mudança é na grade dianteira, que ficou menor e foi redesenhada. O Jeep Grand Cherokee vai chegar ao Brasil e à Europa ainda este ano.

NOVO SUV VOLKSWAGEN

vw suv

Este novo modelo terá como grande novidade a possibilidade de transportar sete pessoas, o que não é possível no Touareg. O novo SUV estará abaixo do Touareg, sendo mais barato, mas mais espaçoso –a plataforma MQB ajuda nisso– e com sete lugares. O SUV será produzido na fábrica da marca no Tennesse e vem comprovar a versatilidade da plataforma MQB, capaz de ser usada num Polo ou num SUV com quase 4,6 metros de comprimento.

Este novo modelo da VW é essencial para o mercado americano, pois Honda Pilot, Ford Explorer e Jeep Grand Cherokee dominam o segmento e oferecem sete lugares, algo que o Touareg –mais caro- não consegue fazer. Ainda não se sabe se VW irá comercializar ou não o modelo na Europa, mas algumas informações garantem que o novo SUV americano poderá tomar o lugar do Touareg.

NISSAN LEAF

nissan

O grande diferencial do Leaf, o carro totalmente elétrico da Nissan, será o uso de um carregador mais potente. Esta será a maior novidade do Nissan Leaf no Salão de Detroit, disponível primeiro para o mercado norte-americano, depois para a Europa. O carregador de 6,6 kW, permite reduzir o tempo de recarga das baterias para apenas 4 horas.

Outras mudanças estão no sistema de aquecimento, mais eficiente, e um novo modo de condução, que aumenta a capacidade de recuperação da energia de frenagem.

A carroceria do Leaf recebeu algunas melhorias em termos aerodinâmicos, o que resulta em maior eficiencia energética. No interior, ligeiras alterações nos revestimentos. O Leaf, produzido na fábrica de Sunderland, Inglaterra, estará à venda nos EUA ainda no primeiro semestre deste ano; na Europa, disponível no segundo semestre.

KIA CADENZA

kia

A versão de exportação do Kia K7 coreano, o Cadenza, recebeu algumas alterações e prepara a chegada ao mercado europeu. O modelo da Kia, indisponível por enquanto na Europa, passará a ser vendido no mercado norte-americano a partir da sua apresentação no Salão de Detroit, surgindo com um interior revisto e retoques de estilo.

Para os Estados Unidos, o Cadenza (que está à venda na Coréia do Sul desde outubro) tem dimensões que o colocam como rival do Acura RL, Toyota Avalon e BMW Série 5: 4965 mm de comprimento e 1850 mm de largura.

NISSAN RESONANCE

nissan res

Para a Nissan, o conceito Resonance é mais uma forma de exibir idéias para o estilo dos futuros crossovers da marca japonesa. Este é mais um de uma longa série de protótipos criados pela Nissan e que, segundo a marca, “funde estilo inovador e audacioso com tecnologias de transmissão híbrida-elétrica”. Isso tem outro significado: a marca que mais trabalhou nos carros exclusivamente elétricos começou a olhar de outra maneira para os híbridos.

LEXUS IS

lexus

O Lexus IS estará à venda no segundo semestre deste ano e ficou muito próximo do protótipo LF-CC mostrado no Salão de Paris, com desenho arrojado e inovador. O IS passou a ser mais longo e largo que o carro atual, além de oferecer maior distância entre-eixos para oferecer, o que garante o maior espaço no segmento para os joelhos dos ocupantes do banco traseiro. O estilo é agressivo, com enormes tomadas de ar, uma interessante grade dianteira e traseira bem esportiva.

No interior, tudo é digital, com uma console central elevado, que divide os lugares dianteiros.  O IS terá versão esportiva F-Sport, e nos motores, algumas surpresas. Os motores a gasolina serão maioria, pois a Lexus não vai oferecer uma versão diesel, preferindo apostar no modelo híbrido. Assim, o IS250 terá o 2.5V6 de 215 cv. O Lexus IS 300h terá quatro cilindros de 2.5 litros (o mesmo que a marca utiliza nos Estados Unidos no Lexus HS250 h. Atualmente, esta solução híbrida oferece 184 cv (150 cv do bloco com ciclo Atkinson, acoplado a um motor elétrico e a uma caixa CVT), e o IS 300h superará os 200 cv.

ACURA MDX

mdx-teaser-ri_653

A marca norte-americana da Honda vai mostrar o SUV MDX, um conceito que funciona como avant-premiére do rival do BMW X5, que a marca vai lançar ainda este ano. O carro terá sete lugares (hoje importante para o mercado americano) e chegará a outros países com a marca Honda, como a Rússia e o Oriente Médio, sendo pouco provável que chegue ao Brasil e Europa.

 AUDI SQ5

Audi SQ5 TDI/Standaufnahme

Desejando aumentar sua participação nos mercados fora da Europa, a Audi vai ter agenda cheia em Detroit. O SQ5 vai ganar motor 3.0V6 turbo a gasolina, permitindo assim o seu lançamento nos EUA, onde o diesel não é muito popular. Depois o SQ5 estará depois disponível na Rússia e na China, mercados essenciais para a Audi. Convém lembrar que o SQ5 é a versão mais radical do Q5.

O novo RS6 faz a sua estréia em Detroit, sendo mais leve, mais potente e mais eficiente que o modelo anterior. Com 560 cv e motor V8 biturbo, o RS6 faz de zero a 100 km/h em 3,9 segundos.

A Audi aproveitará para mostrar o V10 Plus do R8, que tem suspensão revista e freios de carbono-cerâmica. Importante para o mercado norte-americano, o RS5 Cabriolet será tratado como “estreia mundial”, a pesar de ser a segunda vez que estará em destaque num Salão. O carro tem motor 4.2V8 de 446 cv e faz de zero a 100 km/h em 4,9 segundos.

 BENTLEY GT CONVERTIBLE

Bentley-Continental-GT-Speed-Convertible_1356571368

Estréia mundial para o Bentley Continental GT Speed Convertible, aquele que a Bentley garante ser o conversível de quatro lugares mais rápido do mundo. Segundo a marca, o carro alcança os 303 km/h.

BMW SERIE 4

Bmw_Serie_4_Coupe_008

Entre as novidades da marca alemã, destaque para o BMW Série 4 apresentado como conceito quase final, e para o BMW M6 GranCoupe. Este último é equipado com o 4.4V8 biturbo de 560 cv, e terá estréia mundial, chegando ao mercado europeu ainda no primeiro semestre de 2013. Além destes modelos, destaque para o SUV X4, baseado no X3, e que deverá ter estilo semelhante ao do X6. Estará à venda em 2014. A versão renovada do Z4 completa a lista de novidades da BMW em Detroit.

CADILLAC ELR

cadillac-elr-1

Com a mesma mecânica do Chevrolet Volt e Opel Ampera, o Cadillac  ELR será mostrado pela primeira vez. O estilo é o habitual dos Cadillac. O sistema de extensão de autonomia utiliza um motor elétrico que é alimentado por um conjunto de baterias, sendo este assistido por um motor a gasolina que assegura a maior autonomia.

DODGE DART GT

A grande novidade da Dodge, como já mostramos antes, é o Dart GT, equipado com um motor 2.4 de 190 cv, suspensões revistas e alguns detalhes de estilo. Será disponível exclusivamente nos EUA e pode chegar ao Brasil; o Dart é feito com base no Giulietta da Alfa Romeo.

CHEVROLET CORVETTE

Exclusivas para o mercado norte-americano, as pickups GMC Sierra e Chevrolet Silverado recebem uma nova caixa de seis marchas automática e sistema de desativação dos cilindros para os motores V6 e V8, com o objetivo de reduzir consumo.

Mas a grande novidade é mesmo o novo Corvette C7 (veja materia neste site).

HYUNDAI HCD-14

hyundai

O HCD-14 Concept será a estrela do estande da Hyundai em Detroit, oferecendo uma amostra do que será o novo modelo de luxo da marca coreana, e também uma mostra tecnológica, com comandos tácteis e controles baseados em gestos.

INFINITI Q50

2014-infiniti-q50_100415118_m

A versão final do Infiniti Q50 –concorrente do BMW Série 3, por exemplo– será revelada em Detroit, tendo seu estilo forte influência do protótipo Emerg_e.

LINCOLN MKZ

lincoln mkz

A Lincoln, marca americana de luxo do grupo Ford, exibirá o conceito MKZ, que tem por base a plataforma média da marca. Com apenas quatro lugares, se destina a um mercado de luxo. Estará disponível apenas nos EUA.

MASERATI QUATTROPORTE

maserati

O novo Maserati Quattroporte será revelado em Detroit e destina-se ao mercado esportivo de luxo. Tem motor Ferrari e um estilo que evoluiu bastante em relação ao atual modelo.

MERCEDES-BENZ E CLASS

A atração da marca alemã será, naturalmente, a nova Classe E, que surgirá com a sedã, cupê, cabriolet e versão AMG.

MINI PACEMAN JCW

mini

O Paceman vai ter com novidade, a versão John Cooper Works, de 215 cv, originados no motor de 1.6 litros sobrealimentado.

TOYOTA FURIS

O Furis Concept Car é a grande atração da Toyota, que antecipa o novo Corolla que estará no mercado daqui a dois anos.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español