Salão de Genebra: os seis sócios do “Clube dos 1000 cv”
AUTO&TÉCNICA reuniu aqui os seis modelos mais potentes do Salão de Genebra. O que eles têm em comum? Todos têm mais de 1000 cv de potência máxima. Neste seleto “Clube dos 1000 cv”, os seis sócios, somados, tem 7865 cv de potência.
A cada ano, a cidade suíça de Genebra se transforma numa espécie de capital mundial do automóvel. Rivalizando com Detroit, é lá que surgem as novidades mais marcantes no que diz respeito ao luxo, exclusividade e potência.
De todos os modelos presentes, são os de produção mais limitada e muito potentes potentes que chamam a atenção do público. E não é difícil saber a razão. Híbridos, elétricos ou com motor de combustão interna, neste restrito “Clube dos 1000 cv”, há esportivos para todos os gostos. O doe problema para quem tem dinheiro seria escolher um. Confira:
Artega Scalo Superelletra – 1020 cv
Em parceria com a Touring Superleggera, o construtor alemão Artega apresentou pela primeira vez em Genebra o seu novo superesportivo elétrico, modelo que antecipa a versão de produção prevista para 2019. Os números são impressionantes: 1020 cv de potência máxima e 162 mkgf de torque, provenientes de quatro motores elétricos, 500 km de autonomia, 1850 kg de peso, aceleração de zero a 100 km/h em míseros 2,7 segundos e velocidade máxima de 300 km/h.
Zenvo TS1 GT – 1180 cv
Para celebrar o seu 10º aniversário, a marca dinamarquesa fez questão de marcar presença no certame suíco com um novo modelo, o TS1 GT. O motor continua a ser o mesmo 5.9V8 biturbo do seu antecessor, mas agora com 1180 cv de potência e 110 mkgf de torque máximo.
Techrules Ren – 1305 cv
Promessa é dívida. No quesito “esportivos”, este era um dos modelos mais esperados do Salão. A marca chinesa não só apresentou seu primeiro modelo de produção, como revelou o nome escolhido: Techrules Ren. No que diz respeito às especificações, a apresentação da marca apenas confirmou aquilo que já se esperava: 1305 cv despejados nas quatro rodas.
Koenigsegg Agera RS Gryphon – 1360 cv
Há muitos modelos exclusivos, e há o Koenigsegg Agera RS Gryphon. Limitado a apenas uma unidade, trata-se da versão ainda mais exclusiva do Agera RS, com carroceria de fibra de carbono, que recebeu alguns detalhes em ouro de 24 quilates.
Koenigsegg Regera – 1500 cv
Além do Agera RS Gryphon, que podia ser visto no estande da Koenigsegg, a marca sueca trouxe até ao Salão os dois primeiros exemplares de produção do Koenigsegg Regera, que em breve serão entregues aos sortudos que puderam comprar o superesportivo de 1500 cv e 200 mkgf de torque.
Dendrobium – 1500 cv (estimados)
Na transição da fabricação de scooters elétricas para superesportivos, a Vanda Electrics conta com a inestimável ajuda da Williams Advanced Engineering para desenvolver os dois motores elétricos (um em cada eixo) que equipam o Dendrobium. Embora não se saiba ainda qual a potência final (a estimativa é de 1500 cv), a marca sediada em Singapura afirma que o desempenho será estonteante: 2,7 segundos para acelerar de zero a 100 km/h e velocidade máxima 320 km/h.