SALÃO DE PARIS: elétrico ID é a redenção da Volkswagen
Um ano depois de se envolver no escândalo do “Dieselgate”, a Volkswagen busca um caminho para se redimir do vexame. A marca apresentou no Salão de Paris o ID, seu novo conceito de carro elétrico, sob o slogan ‘Think New!’ (Pense Novo!). O carro é visto como ponto divisor de águas na definição da nova aparência da marca. O ID entrará em produção em 2020, representando o início de uma nova geração de veículos elétricos.
“Em 2020, vamos começar a introduzir uma linha inteira de veículos elétricos no mercado. Todos os modelos serão baseados numa nova arquitetura de veículos. Será uma nova e especial era exclusivamente desenvolvida para veículos totalmente elétrico. Não para motores de combustão ou veículos híbridos plug-in. O ID representa esta nova era de veículos elétricos, uma nova era da indústria automotiva: elétrica, conectada e com condução autônoma”, afirmou Herbert Diess, Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen.
O novo ID será o primeiro Volkswagen a ser lançado do mercado baseado no recém-desenvolvido Modular Electric Drive Kit (MEB), posicionando-se como o elétrico compacto com que a Volkswagen pretende expandir a sua linha de modelos de grande produção em paralelo com best-sellers como o Polo, Golf, Tiguan e Passat. Assim, o ID será alimentado por motor elétrico com potência de 170 cv (125 kW), oferecendo autonomia de cerca de 600 km e preço no mesmo nível do Golf de hoje e com potência similar.
Um pouco mais curto do que o Golf, o ID oferece o espaço interno de um Passat -possível por meio do conceito da nova arquitetura com um motor elétrico sobre o eixo traseiro e uma bateria de alta tensão no piso do veículo, permitindo mais espaço e flexibilidade. Ao mesmo tempo, o ID faz já uma ponte para o ano de 2025, já que é o primeiro concept-car da Volkswagen que será totalmente autônomo no modo “ID Pilot”, bastando para isso pressionar o logotipo da VW no volante para ativar esse modo de condução.
Em vez da chave convencional, o ID usará um smartphone como “chave digital” para abrir o carro e permitir que o veículo entre em funcionamento. Uma ideia baseada num futuro próximo, onde todos os usuários de Volkswagen terão a sua própria “Volkswagen ID”. Este ID é um perfil individual -armazenado na Volkswagen Automotive Cloud- que contém informações como configurações personalizadas do banco e controle da climatização, estações de rádio favoritas, configurações do sistema de som, contatos pessoais e profissionais e ajustes do sistema de navegação.
O ID é o cartão de visitas da nova estratégia de produtos da Volkswagen, baseado em quatro pilares da inovação: Sustentabilidade Inteligente (desenvolvimento de inovadores modelos de carros elétricos para produção em larga escala); Automática (veículos ainda mais seguros e confortáveis, sustentados em tecnologia de condução autônoma); Utilização Intuitiva (operacionalidade intuitiva com novos displays e novos conceitos de controle) e Comunidade Conectada (no futuro, a Volkswagen vai interligar seres humanos, carros e o ambiente por meio de uma identidade de usuários de modelos Volkswagen).