Última hora

SALÃO DE PARIS: novo Opel Ampera-e tem 500 km de autonomia

Compartilhe!

O novo Opel Ampera-e, uma das grandes atrações do Salão de Paris- chegou com autonomia inédita no segmento dos carros compactos familiares: pode rodar até 500 km com uma carga apenas, o que representa mais 200 km que o seu concorrente mais direto.

2017-opel-ampera-e-6

“O Ampera-e dá continuidade à maior ofensiva de produtos da história da Opel. Com autonomia inédita, o Ampera-e torna a mobilidade elétrica uma realidade plenamente plausível para a utilização no dia-a-dia”, afirmou o chefão da Opel, Karl-Thomas Neumann.

O ciclo NEDC usada na Europa para chegar a este resultado de autonomia é relevante, pois estabelece comparações entre os automóveis, mas é sabido que este conjunto de testes não reflete totalmente a realidade da utilização no dia a dia. No mundo real, a autonomia é influenciada por diferentes fatores, como as características das vias, condições meteorológicas, tipo de condução ou peso transportado pelo automóvel.

Consciente disto, a Opel também testou o Ampera-e segundo o perfil de velocidade aproximado, na versão de menor extensão, do novo ciclo de condução WLTP (Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure –  Teste Mundial Harmonizado de Veículos Leves), norma que produz resultados mais próximos da realidade da utilização normal.

Utilizando um protótipo de desenvolvimento, os engenheiros chegaram à estimativa de que a autonomia do Ampera-e de acordo com a norma WLTP será superior a 380 km, mas naturalmente é normal que a autonomia numa utilização diária possa variar, dependendo do estilo de dirigir adotado e de outros fatores exógenos.

A entrega de potência do grupo motopropulsor é de 150 kW, o que equivale a 204 cv, e a aceleração de zero a 50 km/h é cumprida em apenas 3,2 segundos. As baterias de elevada capacidade -total de 60 kWh- estão instaladas sob o piso do automóvel, o que torna o habitáculo do Ampera-e espaçoso para cinco ocupantes e bagagem. O novo elétrico da Opel está equipado com as gerações mais recentes IntelliLink de multimídia e Opel OnStar de apoio em viagem e em caso de emergência.

“O Ampera-e não é um modelo de ‘eco-luxo’, nem um ‘gadget’, nem um puro segundo carro. Com o Ampera-e demonstramos que a mobilidade elétrica pode chegar a mais pessoas graças a tecnologia verdadeiramente inovadora. Nós estamos democratizando o automóvel elétrico”, concluiu Karl-Thomas Neumann.


Compartilhe!
1714048356