Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Salão NY: aos 50 anos, Ford Mustang ganha série especial

Compartilhe!

 Mustang50thEdition_07_HR (2)

A Ford lançou no Salão de Nova Iorque uma série especial do Mustang, a “50 Year Limited Edition”, criada para homenagear as cinco décadas do modelo. Somente 1.964 unidades serão produzidas para venda a partir do segundo semestre. O número de carros, 1964, corresponde ao ano de lançamento do modelo. Bill Ford, presidente executivo da marca, apresentou o esportivo em Nova Iorque, onde um Mustang foi levado até o topo do Empire State Building, em Manhattan, como parte das comemorações de aniversário. Isso já havia acontecido no lançamento do modelo, há 50 anos.

Mustang50thEdition_36_HR (2)

“Quando o projeto do Mustang foi aprovado, há mais de 50 anos, ninguém poderia imaginar que ele conquistaria tantos fãs ao redor do mundo e que continuaria em produção até hoje”, disse Bill Ford. “Estamos empolgados de estar em Nova Iorque -onde o Mustang foi apresentado pela primeira vez na Feira Mundial de 1964- e recriar aquele evento histórico para os fãs atuais do Mustang”.

Mustang50thEdition_37_HR (2)

A edição limitada de 50 anos foi projetada para oferecer alto desempenho e um estilo diferenciado. Ela é baseada no novo Mustang GT fastback 2015, equipado com “pacote” de performance e tem como únicos opcionais para o cliente as duas cores exclusivas e a transmissão, manual ou automática, de seis velocidades. As únicas cores disponíveis são branco Wimbledon -como a primeira unidade do Mustang vendida em abril de 1964- e azul Kona.               

50 anos de inspiração

“O novo Mustang combina formas musculosas e atuais com detalhes de desenho que definem a essência do Mustang”, disse Moray Callum, vice-presidente de Design da Ford. “A edição limitada de 50 anos traz detalhes que a diferenciam de outros Mustang, sem perder a conexão com o original de 1965”.

Mustang50thEdition_28_HR (2)

“Os cromados eram muito mais comuns nos carros dos anos 1960 do que hoje, por isso adicionamos detalhes cromados discretos na grade, nos vidros laterais e nas lanternas”, disse Callum. “Especialmente a cor azul Kona, mais escura, cria um contraste marcante com os cromados”.

As lanternas de três seções verticais com molduras cromadas são inspiradas no desenho original de 1962, proposto por Gale Halderlman, que se tornou a base para o Mustang de produção lançado em 1964. As lanternas de três barras separadas desse projeto foram transformadas em uma lente única para produção, mas o conceito original foi retomado agora, cinco décadas depois.

O “Mustang 50 Year Limited Edition” também será o único modelo 2015 com emblema redondo na traseira simulando uma tampa de combustível, com as inscrições “GT” e “50 Years”. Outro detalhe que não será visto em nenhum outro Mustang são as janelas traseiras com “persianas”. Diferentemente do fastback de 1965, que tinha persianas externas, as novas são formadas por camadas de vidro e usam uma técnica de construção desenvolvida exclusivamente para o modelo.

Por dentro

No interior, o motorista sente que está ao volante de um carro muito especial. O painel tem acabamento em alumínio, diferente dos outros Mustang 2015, e um emblema “50 Years” no lado do passageiro com o número de série.

Mustang50thEdition_11_HR (2)

O Mustang 50 Year Limited Edition também é o único da linha 2015 a trazer volante revestido de couro com pespontos na costura; o mesmo cuidado é usado no painel de instrumentos, na base da alavanca do câmbio, apoio de braço central, portas e bancos. Aliás, os bancos têm revestimento em dois tons, couro preto e tecido, e o logotipo “Mustang 50 Year”aplicado nos encostos. Os tapetes, com detalhes de camurça, também são exclusivos.

De coleção

“Os fãs do Mustang gostam de dirigi-lo, mesmo que sejam modelos raros. Por isso, produzimos essa edição limitada com base no Mustang 2015 de melhor desempenho, o fastback GT com ‘pacote’ de performance”, disse Dave Pericak, engenheiro-chefe do Mustang. “Embora alguns colecionadores, sem dúvida, prefiram guardar o carro em um museu, quem optar por colocá-lo na estrada terá um esportivo de classe mundial”.

Além do novo motor 5.0V8 com potência máxima acima de 420 cv e torque máxximo de 53,92 mkgf, o Mustang “50 Year Limited Edition” vem com o conteúdo de desempenho GT, que inclui freios dianteiros Brembo superdimensionados, com pinças de seis pistões e rodas de liga-leve de 19 polegadas com pneus para alto desempenho Pirelli P-Zero categoria Y.

As rodas têm desenho exclusivo, com raios em “Y”, inspiradas nas clássicas rodas de aço cromado dos primeiros Mustang. As rodas dianteiras são 9×19 com pneus 255/40R e as rodas traseiras, 9,5×19 com pneus 275/40R.

O “Mustang 50 Year Limited Edition” é o único da linha 2015 que tem transmissão automática junto com o “pacote” de performance. Na versão automática de seis velocidades, o modelo terá diferencial traseiro de deslizamento limitado com relação final de 3,55:1. Quem optar pelo câmbio manual de seis velocidades terá um diferencial Torsen com relação final de 3,73:1. O carro será um dos primeiros da linha 2015, quando sua produção for iniciada no final do ano. Cada uma das 1.964 unidades virá com manual do proprietário com capa de couro e o emblema de 50 anos.

“Queríamos dar aos nossos fãs mais dedicados a mesma emoção do Mustang original, com um carro do século 21”, disse Bill Ford. “Com essa edição limitada creio que atingimos nosso objetivo”.

images (1)


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español