Salão SP: seis novidades da Volkswagen
A Volkswagen apresentou aos jornalistas especializados seis modelos que estarão no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014. Além do Cross up! já mostrado na semana passada, a marca adiantou o Fox Pepper, Jetta, SpaceFox, Space Cross. Amarok Dark Label e Saveiro Surf. O Salão do Automóvel vai acontecer Pavilhão de Exposições do Anhembi (em São Paulo) entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro.
FOX PEPPER
Ainda como concept car, o Fox Pepper estará no Salão do Automóvel para checar a reação do público, mas é quase certo que entre em produção. O carro mostrado estava pintado de Vermelho Tornado, com o teto preto (não adesivo, e sim pintura brilhante). Ganhou novo pára-choque dianteiro, com visual mais esportivo; grade em formato de colméia com friso vermelho horizontal, inspirada no Novo Golf GTI, e moldura escurecida no farol. As lanternas traseiras também são escurecidas.
O Pepper Conceito tem ainda ponteira de escapamento dupla. O motor é o novo 1.6 16V MSI de 120 cv (com etanol), da linha EA211. A transmissão é a nova –manual- de seis marchas.
Com todas essas novidades, o Fox Pepper (abastecido com etanol), acelera de zero a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge velocidade máxima de 189 km/h. Com gasolina, são 10,3 segundos para a aceleração de zero a 100 km/h e 183 km/h de velocidade máxima. Marcas não espantosas, mas adequadas ao compromisso do carrinho.
JETTA 2015
A Volkswagen anunciou há poucos dias que vai produzir o Jetta na sua fábrica da Via Anchieta (SP), já em 2015. A fabricação local do sedã vai ser complementada com algumas outras versões trazidas do México. O VW Jetta Highline será equipado com motor 2.0 TSI de 211 cv e transmissão automática DSG com seis marchas e dupla embreagem.
O Jetta 2015 tem novo visual na dianteira e traseira, abusando das linhas mais retas. A grade tem três frisos horizontais, o pára-choque é novo e os faróis são bixenônio (opcionais) com luzes diurna por LEDs.
SPACEFOX 2015
Sim, ele ainda existe, e como o Novo Fox, o SpaceFox recebeu para 2015 o mesmo facelift. Na dianteira, capô, faróis e pára-choques são novos. Entre as novidades estão o rádio com GPS integrado ao painel, sensores de estacionamento na dianteira e traseira e luzes de “esquina” (“cornering lights”).
O modelo recebeu o mesmo esquema de global de identificação de versões da VW. O modelo será oferecido em duas versões (Comfortline e Highline), duas opções de motores 1.6 MSI e três transmissões (manual de cinco ou seis marchas e automatizada I-Motion de cinco).
O carro pode ser equipado ainda com controle eletrônico de estabilidade (ESC) e volante semelhante ao do Novo Golf Highline.
SPACE CROSS 2015
Com visual mais aventureiro, o Space Cross é pouco lembrado no mercado, o que é uma injustiça. Também estréia novo pára-choque dianteiro com maior abertura de ventilação, grade tipo colmeia, faróis auxiliares com três funções (neblina, longo alcance e luz de “esquina”).
A suspensão do VW Space Cross é elevada em comparação à do SpaceFox. O motor é o novo 1.6 de até 120 cv, acoplado ao também novo câmbio manual de seis marchas. Em relação ao SpaceFox Highline, conta com “cruise control”, sistema “coming & leaving home”, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico e transmissão automatizada I-Motion, que promete trocas de marcha mais suaves e com menos “cabeçadas”.
Nas laterais, os destaques são as molduras dos para-lamas e largos frisos protetores.
AMAROK DARK LABEL
A Amarok não deslancha nas vendas, e agora adota visual mais esportivo na Trendline com a série “Dark Label”. Muitos detalhes são em preto fosco, incluindo “santantonio”, estribos laterais, maçanetas, coberturas dos retrovisores e pára-choque traseiro. Os vidros laterais traseiros e vigia traseira são escurecidos, há um novo spolier dianteiro, as lanternas traseiras escurecidas e recebeu faixas decorativas com o logo “Dark Label” nas portas traseiras.
Em termos de segurança, a Dark Label é equipada com controle de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HHA) e controle automático de descida (HDC). O motor é o eficiente e conhecido biturbo diesel de 180 cv, com transmissão automática de oito marchas e tração permanente 4MOTION. Tem ainda rodas exclusivas de liga leve modelo “Roca”, aro 17.
SAVEIRO SURF
Já existiu Passat Surf, Parati Surf e Saveiro Surf no passado. Agora a nova versão Surf da Saveiro é cabine simples. O apelo esportivo da Saveiro Surf começa pela grade tipo colméia, com o friso horizontal cromado. Os faróis são duplos, com moldura escurecedora, enquanto os faróis de neblina são equipamentos de série.
As rodas aro 15 de liga leve são modelo Sepang, exclusivas da versão, e as molduras dos para-lamas e apliques laterais são pretos. Também é preto o “santantônio”, que tem a função de aerofólio e apoio de objetos (no caso, uma prancha de surf?). A Saveiro Surf tem freios a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem) de série, e Emergency Stop System (ESS), alerta de frenagem de emergência.
O logo “Surf” está posicionado nos pára-lamas dianteiros.
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