Saoutchik renasce e traz o 300 GTC inspirado na Mercedes 300 SL
A Saoutchik, empresa parisiense que construiu carrocerias para as marcas automotivas mais luxuosas na primeira metade do século passado, foi revivida e o primeiro projeto dela em sua versão moderna é uma homenagem ao antológico Mercedes-Benz 300 SL. A fabricante de carrocerias, cuja encarnação original foi fundada em 1906 pelo ucraniano Jacques Saoutchik , nascido Iakov Savtchuk. A empresa fechou em 1955, apenas três anos após o filho de Saoutchik, Pierre, assumir de maneira desastrada as rédeas do negócio.
por Marcos Cesar Silva
A agora atual Saoutchik reencarnou em 2016, na Holanda, e é especializada em desenho e engenharia automotiva, embora também se envolva em desenho industrial fora do mundo automotivo. A empresa diz que pode lidar com construções completas, do esboço do desenho à produção em séries limitadas.
A homenagem da empresa à 300 SL é chamada de 300 GTC, e o “GT” no nome é uma referência à plataforma usada, vinda de um Mercedes-Benz AMG GT, mais especificamente o GT Roadster da geração anterior. A revelação disso está também é o layout do interior do carro, que remete ao AMG GT anterior.
O projetista Ugur Sahin é responsável pelo desenho exterior. O 300 GTC compartilha muitas de suas linhas com a 300 SL, e combina isso muito bem com toques modernos. Os painéis da carroceria são todos de fibra de carbono, fornecidos pela Pogea Racing, da Alemanha, e a construção do carro -do início ao fim- leva cerca de 4.000 horas , de acordo com a Saoutchik.
Nenhum detalhe mecânico foi mencionado, mas o carro provavelmente compartilha o motor 4.0V8 biturbo do AMG GT doador e a transmissão automática de dupla embreagem e sete velocidades montada na traseira. A Saoutchik disse que planeja limitar a produção a apenas 15 unidades. O preço não foi anunciado, mas dá para imaginar…