Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

SEAT está produzindo combustível a partir do esgoto

Compartilhe!

A Seat -subsidiária espanhola da Volkswagen- quer criar combustível para automóveis a partir do esgoto. Isso já é possível na Espanha, como alternativa ao uso de gás natural.

untitled2

O projeto-piloto Smart Green Gas já foi iniciado numa estação de tratamento de águas em Jerez, Espanha. O gás gerado pelo esgoto, uma fonte inesgotável, poderá ser utilizado em qualquer carro apto a funcionar a gás natural.

Por trás da ideia encontra-se a Seat -que faz parte do Grupo VW e que já andou pelo Brasil nos anos 1990– que forneceu à Aqualia -empresa de tratamento de águas residuais- dois Seat Leon TGI que circularão com o novo combustível.

Segundo a Seat, uma estação de tratamento de esgoto de porte médio pode produzir mais de 1.000m3 de biogás por dia, quantidade suficiente para que 300 veículos possam rodar mais de 15.000 km por ano.

“Com este projeto de desenvolvimento e de colaboração com a Aqualia, a Seat torna-se a primeira marca do setor automotivo da Espanha a utilizar biometano obtido a partir de esgoto, explicou o vice-presidente para Pesquisa e Desenvolvimento da Seat, Matthias Rabe.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español