Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Segurança: Bike Sense protege (d)os ciclistas

Compartilhe!

Com a implantação de quilômetros de ciclovias em São Paulo, ficou evidente o despreparo do convívio entre ciclistas e motoristas. A Jaguar Land Rover trabalha para evitar acidentes.

a1

Bicicletas e automóveis convivem há muito tempo nas ruas, mas o aumento da utilização das bikes nos centros urbanos trouxe mais e novos perigos. A Jaguar Land Rover está desenvolvendo o “Bike Sense”, que tem como função diminuir os acidentes entre automóveis e bicicletas. Como funciona? AUTO&TÉCNICA explica.

a3

O Bike Sense é um projeto da Jaguar Land Rover que pretende, por meio de avisos visuais, sonoros e táteis, alertar o motorista e ocupantes de um veículo para o risco de colisão com um veículo de duas rodas. O Bike Sense incorpora uma série de sensores e sinais, que vão muito além de um simples aviso sonoro ou luz no painel.

Além de alertar o motorista para uma possível colisão por meio de um aviso sonoro similar à buzina de uma bicicleta, o Bike Sense terá a capacidade de produzir vibrações de alarme ao nível do ombro do motorista, com o objetivo de reforçar esse aviso. Mas há mais: as maçanetas das portas emitirão um zumbido e ficarão iluminados em resposta ao contato da mão dos passageiros, caso o sistema detecte a presença de um ciclista, moto ou outro veículo.

a2

O sistema Bike Sense também identifica se o objeto é uma moto ou uma bicicleta e o “toque” no ombro do motorista serve para que este olhe instintivamente por cima do ombro, para identificar a presença de um objeto em perigo de colisão com o seu carro.

O Bike Sense consegue ainda identificar se um pedestre ou ciclista estão cruzando a via, mesmo que estejam ocultos por um veículo. Caso o motorista não diminua a velocidade perante o perigo iminente, o Bike Sense faz vibrar o pedal do acelerador como forma de de aviso, podendo até fazer com que ele permaneça imóvel até o desaparecimento do perigo.

Wolfgang Epple, diretor de pesquisa e tecnologia da Jaguar Land Rover, considera que: “os seres humanos desenvolveram um sexto sentido para o perigo ao longo de milhares de anos. Certas cores, como o vermelho e o amarelo, desencadeiam reação imediata, da mesma forma que todos reconhecem o som de uma buzina de bicicleta”.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español