Segurança: estradas da Austrália já brilham no escuro

Compartilhe!

Novo sistema de sinalização das estradas na Austrália fazem parte de um programa de segurança rodoviária promovido pelo governo daquele país. No Estado de Victoria já estão hoje em testes aquelas que podem ser as marcações de piso das estradas do futuro.

por Marcos Cesar Silva

Até hoje, a iluminação das sinalizações de piso rodoviárias dependiam do reflexo dos faróis dos carros, mas a empresa australiana “Tarmac Linemarking” e o governo daquele país estão empenhados em mudar isso.

Recorrendo à tecnologia de fotoluminescência (a emissão de luz devido à energia proveniente de uma radiação absorvida), esta empresa criou marcações de estradas que brilham no escuro.

Marcações estradas Austrália

Para criar estas marcações que “brilham no escuro”, a Tarmac Linemarking recorre a tinta fotoluminescente. O mais interessante é que durante o dia estas marcações parecem completamente iguais às demais, com exceção do tom levemente esverdeado que apresentam.

Segundo os técnicos do Estado de Victoria, esta tecnologia -velha conhecida em relógios de pulso e interruptores de luzes, por exemplo- vai ajudar os motoristas “na aproximação de curvas, cruzamentos ou entroncamentos”, melhorando até o seu tempo de reação.

Estas marcações fotoluminescentes vão ser usadas em 70 locais de Victoria, e juntam-se a outras duas novas soluções adotadas naquela região. A primeira é o pavimento com iluminação por LEDs, que muda de cor conforme a cor dos semáforos para ajudar os pedestres. A segunda são marcações das estradas com maior capacidade para refletir as luzes dos automóveis.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español