Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

SF5 é o primeiro carro da Huawei: SUV híbrido com 550 cv

Compartilhe!

É a nova era da indústria automotiva. A chinesa do ramo eletrônico, Huawei, se juntou à SERES para desenvolver um SUV híbrido que será vendido nas mesmas lojas da gigante tecnológica. Ou seja, você pode comprar um smartphone de última geração ou um carro. Ou ambos…

por Ricardo Caruso

Huawei SF5

As gigantes tecnológicas, como Google e Apple, estão cada vez mais interessadas na indústria automotiva, e depois dos boatos de que a Apple podia lançar o seu próprio veículo, é a Huawei que acaba de estrear no mercado com o SF5, um SUV pequeno híbrido “plug-in” com autonomia para mais de 1000 km.

Huawei SF5 Is The Smartphone Maker's First Vehicle With 551 PS Power

Mas apesar de já estar presente no site da Huawei para encomenda e de brevemente começar a ser exposto nas principais lojas da empresa de tecnologia asiática, o SF5 está longe de ter sido criado do zero pela gigante da tecnologia. A Huawei juntou-se à fabricante chinesa SERES para atualizar o SF5 já existente, modelo que lançado originalmente em 2019.

Huawei Seres SF5: Launch, Prices, Specs Features

Porém, isso não invalida o fato de este ser o primeiro automóvel comercializado pela Huawei, que já avisou que pretende investir US$ 1 bilhãono desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma.

Huawei-SF5

Para o “Celius Huawei Smart Choice SF5”, como foi oficialmente batizado, a Huawei garante que ajudou a SERES no desenvolvimento do sistema motriz, que consiste num motor a gasolina de 1,5 litros combinado com dois motores elétricos, para a potência combinada de 550 cv e 82 mkgf de torque máximo.

Huawei SF5: Smartphone maker launches its first electric SUV, 1000km range  and price

A Huawei não entrou em grandes detalhes sobre o funcionamento deste sistema híbrido, mas sabe-se que o motor a gasolina funciona como gerador para alimentar o conjunto de baterias, que por sua vez alimenta os dois motores elétricos.

Huawei launched Cyrus Smart Selection SF5 car on official website - Huawei  Central

Tudo somado, este SUV é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,7s e de percorrer até 180 km usando apenas eletricidade, com a autonomia total acima dos 1000 km.

Huawei SF5 Is The Smartphone Maker's First Vehicle With 551 PS Power

Com 4,7 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,62 m de altura, o SF5 tem distância entre-eixos de 2,87 m e apresenta-se com um desenho sóbrio, de linhas limpas, puxadores das portas embutidos e assinatura luminosa por LED, diferenciada.

Huawei-SF5

Porém, é no interior que o toque da Huawei mais se faz notar. A empresa tecnológica afirma que dedicou especial atenção ao sistema de som, com 11 alto-falantes, e ao sistema de multimída, que pode ser controlado por voz.

Huawei: primeiro carro elétrico tem autonomia para mais de 1000 km!

O isolamento acústico também mereceu cuidados redobrados por parte da Huawei, que garante ter criado uma “experiência silenciosa em nível de biblioteca”…

Equipado com cruise control adaptativo de alta velocidade para estradas, e com um assistente de desvio de congestionamento de tráfego com centralização de faixa e sistema de frenagem de emergência, o Celius Huawei Smart Choice SF5 destaca-se ainda pela função de carregamento (“vehicle-to-vehicle”, ou seja, de veículo para veículo) que traz, capaz de alimentar outros automóveis ou equipamentos, como por exemplo equipamento de camping.

Huawei-SF5

“Este anúncio emocionante estabelece um precedente tanto para a indústria de eletrônica de consumo como para a indústria de automóveis elétricos. No futuro, não só queremos fornecer soluções de referência para ajudar os nossos parceiros a construírem carros mais inteligentes, como queremos ajudá-los a vender esses veículos na nossa rede de lojas por toda a China”. Richard Yu, diretor executivo da Huawei.

Huawei launched Cyrus Smart Selection SF5 car on official website - Huawei  Central

Como explicamos acima, a Huawei já está aceitando encomendas para o SF5, cujos preços começam, aproximadamente, nos US$ 34 mil para a versão de tração nas quatro rodas, e nos US$ 30 mil para o de tração em duas rodas.

Huawei zaczyna sprzedawać samochody, pierwszy w salonach – SUV



Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español