Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Shell faz parceria com Gordon Murray para carro urbano

Compartilhe!

A Shell e o famoso projetista Gordon Murray assinam esta reinterpretação do T.25, um carrinho urbano de três lugares que anuncia consumos de 38,4 km/litro

5e91a8143497fa1187c8f2ddc272d142_XL

Feito a partir do T.25 que a Gordon Murray Design apresentou em 2010, o novo conceito de um carro urbano a gasolina surge agora com uma interpretação, desenvolvida em conjunto com a Shell. Construído a partir do chassi tubular iStream de Gordon Murray, o Shell Concept Car, que será apresentado ao público no Salão de Pequim, na China, passa a apresentar 550 kg (80 kg mais leve) e Cx de 0.29 (antes era de 0.37). A carroceria é feita a partir de fibra de carbono reciclada, o que, segundo a Shell, significa 25% dos custos diante do aço convencional.

Além disso, todo o carro pode ser reciclado no fim do ciclo de vida. O motor de três cilindros a gasolina 0.66 litro, especialmente redesenhado e otimizado por Osamu Goto -que foi responsável da Honda F-1, pela pesquisa e desenvolvimento da Ferrari F-1 e membro da administração da Sauber Petronas Engineering-, da Geo Technology. O motor ganhou novos pistões, anéis e molas das válvulas, além de bielas redesenhadas. A Shell foi responsável, entre outros, pelo óleo do motor.

Nos testes efetuados, o modelo de três lugares (dois na traseira) conseguiu consumo de quase 38,5 km/litro e velocidade máxima de 70 km/h. As emissões de CO2 baixaram para 4,67 g/km no ciclo europeu, o que resulta em eficiência 5% superior, também devido ao uso de novos lubrificantes.

Após anos de desenvolvimento, este projeto serviu não só para mostrar novo nível de possibilidades. Por enquaanto não está previsto que este modelo chegue à produção


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español