Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

SHELL RESPONDE: CARROS A GASOLINA SÓ ATÉ 2070

Compartilhe!

images

A era do petróleo pode estar chegando ao fim, pelo menos de acordo com um estudo publicado pela Shell, que prevê que não haverá mais carros movidos a gasolina ou diesel até 2070. A empresa petrolífera -profundamente interessada no assunto- chegou a esta conclusão após completa análise da utilização de petróleo e cenários de legislação, e publicou na Europa os resultados, num trabalho de 46 páginas.

A Shell especula que o futuro está no hidrogênio, e prevê que até ao final do século haverá ampla infra-estrutura para uso de hidrogênio, suficiente para suportar quase todas as utilizações atualmente preenchidas pelos derivados de petróleo. Os motoristas podem fazer a troca de combustível ainda mais cedo, já que a Shell prevê que os últimos veículos a utilizarem petróleo serão os de longa distância e de cargas pesadas.

No entanto, a Shell ainda não aredita que o mundo já tenha atingido um pico de procura de petróleo. Durante a transição para o hidrogênio, a procura pelo gás natural e a eletricidade irão crescer, mas a maioria dos carros ainda vai utilizar combustíveis à base de petróleo. A empresa prevê que o pico global seja alcançado em 2035.

O mercado de automóveis já está assistindo ao lançamento dos primeiros veículos movidos a hidrogênio. A Honda aluga desde 2007 o FCX Gen 1 a clientes selecionados, e tanto a Honda como a Toyota já prometeram que vão ter disponíveis ao público veículos movidos a células de combustível de hidrogênio ainda no final da década. A Mercedes-Benz também tem trabalhado numa forma de trazer esta tecnologia para o mercado.

A chave para o futuro do hidrogênio nos carros será a construção de uma infra-estrutura de reabastecimento. O número de pontos de reabastecimento atualmente anda na casa de poucas centenas pelo mundo. Vai ser necessário um esforço mundial concentrado para retirar o mundo da dependência do petróleo, tal como foi previsto pela Shell.  E o Brasil insiste que o etanol é a cura para todos os males…


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español