Sim, existem sete modelos da Toyota inesquecíveis
Muitos torcem o nariz quando o assunto é Toyota. Sem graça para uns, apenas um meio de transore para outros. Mas não é bem assim. Dotados de excelente qualidade e confiabilidade, podemos até listar sete modelos da marca, que merecem toda reverência pela importância histórica que tem. Confira a nossa lista.
por Ricardo Caruso
1. Toyota Land Cruiser (lançado em 1951 e produzido até hoje): um ícone não só para a marca, mas também entre todos os modelos todo-terreno no geral. No Brasil marcou época, batizado de Bandeirante, onde foi fabricado de 1958 a 2001.
O Land Cruiser nesse tempo todo sofreu muitas alterações e ganhou inumeráveis variações, mas hoje em dia ainda existem versões fiéis à original.
2. Toyota Corolla (desde 1966): é o carro (pelo menos em nome) mais vendido na história do automóvel, por isso era obrigatório constar aqui da nossa lista.
Entre as inúmeras variações do Corolla, destaque para o tach AE86 (imagem acima), um esportivo acessível que já se tornou referência entre os fãs da marca.
3. Toyota 2000GT (desde 1967 até 1970): é o segundo esportivo verdadeiramente criado pela Toyota depois do Sports 800 de 1965. Sem dúvida, é o modelo mais marcante da história da Toyota.
Com apenas 351 unidades produzidas, hoje em dia o 2000GT é uma verdadeira e valiosa peça de coleção.
4. Toyota Hilux (desde 1968): Outro modelo que ganhou uma enorme reputação e que se tornou lendário.
Desde a sua chegada ao mercado japonês, em 1968, foram disponibilizadas nada mais nada menos do que oito diferentes gerações. É vendida no Brasil, trazida da Argentina.
5. Toyota Celica (de 1970 até 2006): o Celica foi a resposta da Toyota ao Ford Mustang, um “muscle car” na visão japonesa.
Durante sua existência, ganhou dois títulos no Campeonato Mundal de Rally, com Carlos Sainz, porém não é mais fabricado.
6. Toyota Supra (desde 1978 até 2002):
O Supra não existiria se um dia não tivesse chegado às ruas o Celica….
… pois nasceu como uma versão mais luxuosa e mais potente do Celica. Este da foto foi o último Toyota Supra produzido.
7. Lexus LFA (desde 2010 até 2012):
Não poderia faltar o LFA nesta lista, ainda que esteja registrado como Lexus, a marca de luxo da empresa japonesa.
É um carro conhecido por ser a obra-prima em termos de desenho da marca, além de ser o modelo de rua mais completo jamais desenhado e fabricado pela Toyota.