Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Simca Projeto 936, aquele que queria concorrer com o Mini

Compartilhe!

O Mini surpreendeu e revolucionou por completo a história do automóvel quando foi lançado, em agosto de 1959. Como foi um produto de enorme sucesso, natural que as marcas iniciassem o desenvolvimento de modelos idênticos para tirar uma casquinha do sucesso do Mini.

por Ricardo Caruso

Project 936 - Simca's Mini Venture - Drive



A Simca não foi excepção, e no início dos anos 1960 desenvolveu o “Projeto 936”, também conhecido por Isabelle. O protótipo foi construído à mão e sob a supervisão de Roger Dumas, responsável pelo departamento de desenho da marca francesa.

O Simca 936 tinha uma grande vantagem em relação ao Mini, pois era equipado com quatro portas. Além disso, compartilhava o conceito de motor transversal e tração dianteira, para ter linhas mais mais compactas.

Simca 936

O motor era o mesmo do Simca 1000, de 944 cm3 e com cabeçote de alumínio. A caixa de câmbio era transversal, como na maior parte dos automóveis de hoje; era semiautomática de três velocidades desenvolvida pela Ferodo.

A suspensão era por barra de torção transversal na frente, com triângulo inferior. Na traseira, era composta por um braço posicionador, barras de torção e amortecedores montados em ângulo, sistema semelhante ao utilizado posteriormente no Peugeot 205.

1963 Simca Mini 'Isabelle' - Project... - Car Design Archives | Facebook
1963: um dos primeiros esboços do carro.

Com mais de três metros de cumprimento, era pouco maior que o Mini, mas com a vantagem de ter distância entre -eixos de pouco mais de dois metros. Além disso, era mais largo e alto, o que fazia com que fosse mais confortável e tivesse maior espaço interno, que era o objetivo primordial da Simca.

Continuando no interior, o Simca 936 tinha vidros que desciam por completo, ao contrário dos primeiros Mini, e o freio de estacionamento era acionado pelo pé, devido ao banco inteiriço na frente não deixar esoaço para uma alavanca de ferio de estacionamento convencional. A caixa de câmbio era operada por meio de uma alavanca na coluna de direção, pelo mesmo motivo.

Simca 936 iz 1963. je francuski odgovor na legendarni automobil Mini –  Automania.hr - Vijesti HR

Este projeto não chegou a ser levado para produção. e há várias explicações para isso ter acontecido. Primeiro, a Chrysler -que era a proprietária da Simca- não tinha interesse em produzir automóveis pequenos. Outro, foi o fato da marca francesa ter recursos limitados disponíveis para a área de engenharia de desenvolvimento de produtos, pois a empresa não tinha verba para desenvolver dois automóveis ao mesmo tempo, e já estava trabalhando no Sima 1100. Além disso, o 936 tinha custo de produção elevado para o preço que a marca queria oferecer.

Assim, o projeto do concorrente do Mini acabou nunca sendo finalizado, e o único protótipo construído ficou empoeirando um galpão da área de testes da marca, em Mortefontaine. Felizmente, não foi destruído e está hoje no acervo do Museu da Simca, na França.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español