Sinal dos tempos 2: Infiniti QX30 é a Mercedes GLA

Compartilhe!

No fim das contas, a Autolatina -joint venture entre Volkswagen e Ford no Brasil- era um avanço para sua época. Depois do Fiat 124/Mazda MX-5, agora é a vez da Infiniti apresentar o SUV QX30, “irmão” do Mercedes-Benz GLA. O novo SUV, fabricado no Reino Unido, será apresentado ao público nos Salões de Los Angeles e de Guangzhou, e estará à venda em 2016.

0fba68646f4c37ae9ec4947ce7751c3c_3_L

A Infiniti apresentou o QX30, um SUV compacto, feito com base na plataforma da Mercedes-Benz, utilizada, por exemplo, no GLA.  Este modelo, que estreia esta semana nos Salões de Los Angeles (EUA), e de Guangzhou (China), é uma derivação do  Q30, um hatch que foi o primeiro compacto da história da marca japonesa.

Ambos os modelos da marca premium da Nissan são produzidos precisamente em Sunderland, no Reino Unido, na fábrica na marca. A Infiniti acredita que o novo modelo, que estará à venda no segundo semestre do próximo ano, poderá aumentar suas vendas na Europa e, em especial, na China, onde este segmento tem crescido de forma exponencial. O objetivo é atrair clientes jovens e enfrentar Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. A Infiniti espera que, em conjunto, Q30 e QX30 poderão representar vendas de 60 mil carros/ano, metade delas na Europa.

O QX30 tem 30 mm a mais de altura ao solo que o Q30 Premium, e 45 mm a mais que o Q30 Sport. Ao todo, tem 1530 mm de vão livre. O QX30 tem bordas dos para-lamas mais largas, grade dianteira diferente e barras de teto de série. Ainda não há confirmação sobre os motores, mas espera-se que o QX30 adote os mesmos motores do Q30, ou seja, 1.6 e 2.0 a gasolina, 2.2 Diesel da Mercedes-Benz e 1.5 Diesel da Renault. Todos os modelos deverão ter de série tração integral e caixa de câmbio de dupla embreagem de sete velocidades. A marca japonesa melhorou o comportamento e reduziu o “rolling” da carroceria deste modelo. Incluiu molas mais duras e nova barra estabilizadora na traseira.

A Infiniti diz também ter trabalhado especificamente na insonorização do novo modelo. No aspecto tecnológico, o QX30 surge munido de sistema de visão 360º, cruise control adaptativo e auxílio ao estacionamento, além de tela de sete polegadas para o multimídia.

As vendas globais da Infiniti -marca que não é comercializada no Brasil- aumentaram 16%, indo para as 173 mil unidades nos primeiros 10 meses deste ano. O mercado principal da marca continua a ser os Estados Unidos, com 106. 700 unidades, seguido da China com 32.200 carros.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español