Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Sinal dos tempos 2: Infiniti QX30 é a Mercedes GLA

Compartilhe!

No fim das contas, a Autolatina -joint venture entre Volkswagen e Ford no Brasil- era um avanço para sua época. Depois do Fiat 124/Mazda MX-5, agora é a vez da Infiniti apresentar o SUV QX30, “irmão” do Mercedes-Benz GLA. O novo SUV, fabricado no Reino Unido, será apresentado ao público nos Salões de Los Angeles e de Guangzhou, e estará à venda em 2016.

0fba68646f4c37ae9ec4947ce7751c3c_3_L

A Infiniti apresentou o QX30, um SUV compacto, feito com base na plataforma da Mercedes-Benz, utilizada, por exemplo, no GLA.  Este modelo, que estreia esta semana nos Salões de Los Angeles (EUA), e de Guangzhou (China), é uma derivação do  Q30, um hatch que foi o primeiro compacto da história da marca japonesa.

Ambos os modelos da marca premium da Nissan são produzidos precisamente em Sunderland, no Reino Unido, na fábrica na marca. A Infiniti acredita que o novo modelo, que estará à venda no segundo semestre do próximo ano, poderá aumentar suas vendas na Europa e, em especial, na China, onde este segmento tem crescido de forma exponencial. O objetivo é atrair clientes jovens e enfrentar Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. A Infiniti espera que, em conjunto, Q30 e QX30 poderão representar vendas de 60 mil carros/ano, metade delas na Europa.

O QX30 tem 30 mm a mais de altura ao solo que o Q30 Premium, e 45 mm a mais que o Q30 Sport. Ao todo, tem 1530 mm de vão livre. O QX30 tem bordas dos para-lamas mais largas, grade dianteira diferente e barras de teto de série. Ainda não há confirmação sobre os motores, mas espera-se que o QX30 adote os mesmos motores do Q30, ou seja, 1.6 e 2.0 a gasolina, 2.2 Diesel da Mercedes-Benz e 1.5 Diesel da Renault. Todos os modelos deverão ter de série tração integral e caixa de câmbio de dupla embreagem de sete velocidades. A marca japonesa melhorou o comportamento e reduziu o “rolling” da carroceria deste modelo. Incluiu molas mais duras e nova barra estabilizadora na traseira.

A Infiniti diz também ter trabalhado especificamente na insonorização do novo modelo. No aspecto tecnológico, o QX30 surge munido de sistema de visão 360º, cruise control adaptativo e auxílio ao estacionamento, além de tela de sete polegadas para o multimídia.

As vendas globais da Infiniti -marca que não é comercializada no Brasil- aumentaram 16%, indo para as 173 mil unidades nos primeiros 10 meses deste ano. O mercado principal da marca continua a ser os Estados Unidos, com 106. 700 unidades, seguido da China com 32.200 carros.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español