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ETIOS CROSS: MELHOR “PARECER” DO QUE “SER”

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Existem dois consensos. O primeiro, que ninguém discute, é de que o Toyota Etios é um carro feio, apesar de que em automóveis beleza ou feiura é algo subjetivo. Outro consenso indica que –estranhamente- brasileiro gosta de carros “cross”, aventureiros pelo menos no visual. Não precisa “ser”, basta “parecer”.

Então, partindo destas duas premissas, um Etios aventureiro seria uma boa solução, até que o carro ganhe um face lift e se torne menos indiano? A resposta é sim. Rapidamente a marca desenvolveu um conjunto de aparência para o hatch, batizou de Cross e deu outra cara ao carrinho.

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A Toyota lançou no mercado brasileiro, no final do ano, o Etios Cross, que está disponível no modelo hatchback, com itens exclusivos de aparência e equipamentos de série. A expectativa de vendas é de 300 unidades/mês.

AVENTUREIRO?

O carro chegou para atender a demanda dos consumidores que buscam esse tipo de visual, e tem como base a versão top de linha XLS, já incorporando os itens de conforto da linha 2014, como o interior Total Black, além de novos elementos plásticos que proporcionam visual mais ou menos aventureiro.
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Na dianteira, o Etios Cross apresenta uma nova grade, de filete único, entrada de ar mais larga e pára-choque mais robusto e saliente, ambos na cor preto fosco, unidos por peça em formato trapezoidal (seria um quebra-mato, mas é de plástico), com vincos em prata. Completam o conjunto dianteiro, os faróis com máscara escurecedora se estendem até a grade frontal e as luzes de neblina são acopladas ao pára-choque, com molduras também na cor prata.

Uma moldura está presente em toda a lateral do veículo, e traz o nome da versão gravada em baixo relevo. O Etios Cross ganhou ainda luzes de direção nos retrovisores externos, que são na cor da carroceria. As rodas de liga-leve tem acabamento exclusivo em preto e prata e raios mais largos, em comparação com as rodas que equipam a versão XLS, para dar a sensação de robustez.

 O Etios Cross traz também barras longitudinais no teto, em tom prata, que podem ser utilizadas para o transporte de bagagens de até 50 kg, mais um generoso spoiler traseiro.

POR DENTRO

Por dentro, o Cross mostra as mesmas mudanças da linha 2014, com o painel Total Black; velocímetro e contagiros com grafia Black & Blue; maçanetas em prata fosco; travamento das portas e acionamento elétrico dos vidros.

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O modelo está equipado com sistema de som Double DIN com desenho atual, que integra rádio AM/FM, CD Player e entrada USB, além de novos botões prateados do comando do ar-condicionado, detalhes prateados nos difusores do ar-condicionado e também na manopla do câmbio. O volante é esportivo, de desenho bonito, com base reta, revestido de couro e com costura diferenciada; inclui os controles do sistema de áudio.

O revestimento Sport Comfort nos bancos ganhou costura branca e apresenta o nome do veículo gravado em alto relevo no encosto dos assentos dianteiros. Outra novidade do Etios Cross é o acionamento elétrico para os retrovisores externos como item de série.

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O Etios foi o primeiro carro compacto do Brasil a conquistar quatro estrelas (de cinco possíveis) em proteção aos passageiros dos bancos dianteiros, e duas estrelas na proteção aos ocupantes do traseiro, no teste de colisão do Latin NCAP, tornando-se um dos veículos mais seguros entre todos os seus concorrentes nacionais.

Com relação aos equipamentos de série, o Etios Cross oferece air bag duplo e freios ABS (obrigatórios por lei) com distribuição eletrônica de frenagem. Também de série, nesta e em todas as versões do compacto, o cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força é um diferencial, pois a maioria dos concorrentes oferece o item apenas como opcional.

 MOTOR

O motor 1.5 16V Flex do Etios Cross, com até 96,5 cv de potência máxima, mostra-se muito eficiente e com bom “casamento” com a transmissão manual de cinco velocidades. O Cross é equipado com direção eletro-assistida progressiva, o que o torna confortável de dirigir e com excelente raio de giro (4,8 m); a calibragem de suspensão, proporcionando máximo conforto no uso diário. De início parece ser macia demais, mas não compromete a estabilidade do carro.

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 Assim como os demais carros da linha Etios, o Cross apresenta bom nível de consumo de combustível, com 12,4 km/litro na cidade, com  gasolina, e 8,5 km/litro, com etanol. Na estrada, os dados de consumo são 13,4 km/litro e 8,9 km/litro, com gasolina e álcool, respectivamente.

O Etios Cross oferece bom espaço interno. Com distância entre-eixos de 2,46 metros, o modelo oferece conforto dentro de sua proposta, principalmente para os passageiros do banco traseiro, área que, devido ao desenho do modelo, não sofre interferência das caixas de roda e o túnel central é praticamente plano.

Outro destaque é o amplo vão entre os trilhos do banco dianteiro, garantindo maior espaço para os pés do passageiro que viaja na frente. Da mesma forma, a ampla largura da cabine permite que motorista e ocupante desfrutem de bom conforto. A posição elevada ao dirigir é outro ponto forte do modelo. O porta-malas do Etios Cross tem capacidade de 270 litros, com acesso facilitado pela baixa altura do assoalho e à ampla abertura da tampa traseira.

Apesar do desenho de gosto discutível, esse carro é um Toyota. No caso do Etios Cross, a preocupação com a qualidade é visível. Na carroceria, 54% dos componentes são de chapa de aço galvanizada com tratamento anti-corrosão. Com relação à pintura, as áreas mais propensas a serem atingidas por pedras e outros agentes externos receberam uma camada de tinta mais resistente a impactos.
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Existem outros cuidados que o motorista não vê. Na parte mecânica, a base da mola dos amortecedores é invertida, evitando o acúmulo de sujeira. O tubo de escapamento é 100% de aço inoxidável e sem emendas. A tubulação de combustível e dos freios é protegida por uma chapa de aço, evitando, assim, o rompimento e danos ao trafegar por estradas com pavimento ruim.

O Etios Cross é disponível nas cores em branco, preto, cinza, azul, prata (como no avaliado), vermelho e amarelo. O  preço será de R$ 45.690,00.

CONCLUSÃO

Não se engane com o visual do Etios –Cross ou não- pois apesar de estranho, ele é um daqueles carros gostosos de dirigir. É rápido, confortável, tem bom motor, econômico e tem o câmbio bem escalonado. A direção elétrica é muito boa e algumas soluções são polêmicas, como o painel com instrumentos ao centro ou macaco alojado debaixo do banco do motorista. Se você não se importa com desenho, o Etios é uma boa pedida, pois na parte mecânica ele traz a assinatura Toyota. E isso não é pouco.

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