Tecnologia

SUSTENTABILIDADE: GM BRASIL RECEBE PRÊMIO INÉDITO

Compartilhe!

13946508346913

A fábrica da General Motors do Brasil, em Joinville, SC, que produz motores e cabeçotes, conquistou um prêmio inédito na América do Sul. Apenas um ano depois de sua inauguração, que foi em 27 de fevereiro de 2013, a unidade recebeu a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, categoria Gold, uma abaixo da principal Platinum, pelos investimentos em sustentabilidade e inovações industriais que foram aplicados na obra. Isso é importante, pois a GM tem apenas cinco certificados destes no mundo: três deles em prédios comerciais e apenas um recebido por uma fábrica, a de Lansing Delta Township, em Michigan, Estados Unidos.  O LEED é dado pela ONG norteamericana Green Building Council (GBC), que avalia a sustentabilidade de diversos projetos de construção.

Entre as inovações existentes em Joinville, estão a energia fotovoltaica (primeiro sistema de energia solar na indústria automotiva brasileira); uso racional da água, com filtragem e reaproveitamento por meio de osmose reversa; tratamento de esgoto por meio de jardins filtrantes e uso racional de energia elétrica oriundo da captação de luz natural com filtragem do calor do sol ao mesmo tempo,  para impedir o aquecimento do local.

Na cerimônia de entrega do certificado. estavam presents o prefeito de Joinville, Udo Döhler e o presidente da General Motors do Brasil, Santiago Chamorro, que recebeu a placa das mãos do presidente da GBC no Brasil, Felipe Faria.  Com investimento de R$ 350 milhões, a fábrica produz 120 mil motores SPE/4, de 1.0 e 1.4 litro, por ano. Estes motores equipam os Onix e Prisma. Além dos motores, a unidade também fabrica anualmente 200 mil unidades de cabeçotes de alumínio. A produção total de motores e 60% dos cabeçotes são destinadas à fábrica da GM em Gravataí, RS, Os 40% restantes são enviados para unidade de Rosário, na Argentina.


Compartilhe!
1714075618