Última hora

Stellantis pode relançar o nome ‘Cuda

Compartilhe!

A Stellantis renovou a licença da marca registrada de um muscle car clássico. Isso aconteceu no último dia 30 de abril, quando a empresa entrou com um pedido no United States Patent and Trademark Office (USPTO) para uma nova marca registrada na plaqueta de identificação ‘Cuda. O pedido abrange “veículos motorizados, ou seja, veículos motorizados conceituais”, sugerindo que, mesmo que o Cuda não retorne como um modelo de produção, o nome pode ser usado para um novo carro conceito. ‘Cuda é a abreviação carinhosa de Barracuda, nome bastante usado pela Plymouth.

da Redação

Plymouth 'Cuda 1970 (Foto de Mecum Auctions)

Plymouth ‘Cuda 1970

A Chrysler, antecessora da Stellantis, aplicou o nome ‘Cuda às versões mais esportivas do Plymouth Barracuda de segunda geração, que estrearam em 1970. Ele foi “gêmeo” do Dodge Challenger original, e a dupla enfrentou Ford Mustang, Mercury Cougar, Chevrolet Camaro, Pontiac Firebird e AMC Javelin no auge da época de ouro dos muscle cars.

Disponível com o motor Hemi 426V8, bem como nas versões 440 6-pack e AAR, inspiradas em corridas , o ‘Cuda se tornou um clássico, com as versões mais desejadas sendo vendidas hoje por milhões em leilões.

Carro-piloto conversível Plymouth 'Cuda 1970 (foto via Mecum Auctions)

Carro-piloto conversível Plymouth ‘Cuda 1970

A marca Plymouth foi descontinuada após 2001, mas isso não deve impedir a Stellantis de reutilizar o nome ‘Cuda. O Plymouth Prowler viveu por um curto período como um Chrysler após a morte da Plymouth. A montadora também reutilizou o nome Voyager, usado uma vez para uma minivan Plymouth, para várias encarnações desse monovolume da marca Chrysler.

No entanto, também vale lembrar que as montadoras às vezes renovam as marcas registradas apenas para manter o controle de placas de identificação significativas de seus catálogos anteriores. Alguém ainda lembra da Ford Pampa Jeep brasileira? Também vimos novas marcas registradas para as placas de identificação Ford Thunderbird e Toyota Celica recentemente, mas sem nenhuma indicação clara de planos para uma nova versão de qualquer modelo. Ainda assim, com a placa de identificação Dodge Challenger agora em descanso, talvez seja a vez do ‘Cuda ressuscitar, nem que seja na forma de conceito, pelo menos inicialmente.


Compartilhe!
1725729154