Stellantis vai manter a Peugeot fora do mercado norte-americano
Ao contrário do que havia sido planejado anteriormente, a Peugeot não deverá voltar ao mercado norte-americano, pelo menos por enquanto. Com a entrada em cena da Stellantis, a estratégia mudou, e a abordagem do Grupo ao mercado dos Estados Unidos poderá ser feita com a Alfa Romeo, mais conhecida por lá, e não com a marca francesa.
por Marcos Cesar Silva
De acordo com a imprensa americana, o anúncio foi feito por um porta-voz da Stellantis e surge na sequência da nomeação de Larry Dominique como presidente da marca Alfa Romeu para a América do Norte. Dominique tinha sido indicado anteriormente para liderar a reentrada da Peugeot em território americano, mas com esta nomeação para a Alfa Romeo, tudo indica que será mesmo esta a marca escolhida para a operação.
Quando foi planejada o ingresso da Peugeot no cobiçado mercado americano, ainda não tinha sido concluída a fusão entre a PSA e a FCA, que deu origem à Stellantis. Terminada a associação, a Stellantis tem presença forte nos Estados Unidos, com Chrysler e Jee, podendo assim dispensar a entrada naquele mercado de mais uma marca.
A Alfa Romeo já existe há anos no mercado americano, mas atravessa uma incomoda estagnação em termos de vendas, que tem sido difícil reverter, mesmo com os recentes lançamentos da Giulia ou do SUV Stelvio. Mesmo assim, é de destacar uma subida de vendas de mais de 1% com estes lançamentos, enquanto houve queda de 15% naquele mercado em geral.