Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Stelvio: Alfa Romeo -enfim- apresenta seu primeiro SUV

Compartilhe!

Heresia para os puristas, sinal dos tempos para os demais. Horas antes da apresentação oficial no Salão de Los Angeles, a Alfa Romeo decidiu revelar as imagens e detalhes do seu novíssimo Stelvio, o primeiro SUV da marca italiana, que tem como base a mesma plataforma Giorgio.

alfa-romeo-stelvio-1

Trata-se da segunda aposta pesada da marca -depois do Giulia- na recente e necessária ofensiva de produtos da Alfa Romeo. O Stelvio,  revelado na sua versão mais esportiva -a Quadrifoglio Verde – conta com motor 2.9V6 biturbo de 510 cv de potência máxima, acoplado à caixa de câmbio automática de dupla embreagem de oito velocidades. Ou seja, perdeu o jeitão, mas manteve a esportividade da marca.

Com sistema de tração integral com tecnologia de vetorização de torque, a aceleração deste SUV italiano de zero a 100 km/h é feita em apenas 3,9 segundos, e é capaz de atingir a velocidade máxima de 289 km/h. Outras versões, incluem a Ti com motor de 2.0 de quatro cilindros em linha de 280 cv de potência, também com oito marchas e tração integral. Para o futuro, estarão previstas versões com motores híbridos e elétricos.

O Stelvio conta também com sistemas de auxílio ao motorista, como o Chassis Domain Controller e o DNA (DNA Pro no caso do Quadrifoglio Verde) que permite ao carro se ajustar à quantidade de torque que cada roda recebe. Disponível em toda a linha estão os modos de condução Natural, Dynamic e Advanced Efficiency; na Quadrifoglio há ainda o modo Race disponível.

alfa-romeo-stelvio-13

No interior, volante esportivo com botão de partida incorporado, sistema multimídia que conta com tela touchscreen de 6,5 polegadas de série (ou 8,8 polegadas como opcional), sistema de áudio com 14 alto-falantes da Harman Kardon -empresa que acabou de ser comprada pela Samsung- e sistemas de segurança como Adaptive Cruise Control, Aviso de Troca de Faixa ou Aviso de Ponto Cego.

alfa-romeo-stelvio-11

O novo Stelvio deverá chegar aos diversos mercados onde será vendido na primeira metade de 2017. Até 2020, a Alfa Romeo deverá colocar no mercado seis novos modelos, que terão como base a mesma plataforma Giorgio: um SUV mais esportivo ainda (hoje denominado, internamente, de “Tipo 962 C-SUV”), um sedã de quatro portas (Tipo 941), dois modelos esportivos, uma nova versão do MiTo e uma nova Giulietta.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español