Stelvio: Alfa Romeo -enfim- apresenta seu primeiro SUV
Heresia para os puristas, sinal dos tempos para os demais. Horas antes da apresentação oficial no Salão de Los Angeles, a Alfa Romeo decidiu revelar as imagens e detalhes do seu novíssimo Stelvio, o primeiro SUV da marca italiana, que tem como base a mesma plataforma Giorgio.
Trata-se da segunda aposta pesada da marca -depois do Giulia- na recente e necessária ofensiva de produtos da Alfa Romeo. O Stelvio, revelado na sua versão mais esportiva -a Quadrifoglio Verde – conta com motor 2.9V6 biturbo de 510 cv de potência máxima, acoplado à caixa de câmbio automática de dupla embreagem de oito velocidades. Ou seja, perdeu o jeitão, mas manteve a esportividade da marca.
Com sistema de tração integral com tecnologia de vetorização de torque, a aceleração deste SUV italiano de zero a 100 km/h é feita em apenas 3,9 segundos, e é capaz de atingir a velocidade máxima de 289 km/h. Outras versões, incluem a Ti com motor de 2.0 de quatro cilindros em linha de 280 cv de potência, também com oito marchas e tração integral. Para o futuro, estarão previstas versões com motores híbridos e elétricos.
O Stelvio conta também com sistemas de auxílio ao motorista, como o Chassis Domain Controller e o DNA (DNA Pro no caso do Quadrifoglio Verde) que permite ao carro se ajustar à quantidade de torque que cada roda recebe. Disponível em toda a linha estão os modos de condução Natural, Dynamic e Advanced Efficiency; na Quadrifoglio há ainda o modo Race disponível.
No interior, volante esportivo com botão de partida incorporado, sistema multimídia que conta com tela touchscreen de 6,5 polegadas de série (ou 8,8 polegadas como opcional), sistema de áudio com 14 alto-falantes da Harman Kardon -empresa que acabou de ser comprada pela Samsung- e sistemas de segurança como Adaptive Cruise Control, Aviso de Troca de Faixa ou Aviso de Ponto Cego.
O novo Stelvio deverá chegar aos diversos mercados onde será vendido na primeira metade de 2017. Até 2020, a Alfa Romeo deverá colocar no mercado seis novos modelos, que terão como base a mesma plataforma Giorgio: um SUV mais esportivo ainda (hoje denominado, internamente, de “Tipo 962 C-SUV”), um sedã de quatro portas (Tipo 941), dois modelos esportivos, uma nova versão do MiTo e uma nova Giulietta.