Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Subaru: motor boxer chega aos 50 anos

Compartilhe!

A Subaru comemora esta semana o 50.º aniversário do seu motor boxer, de cilindros horizontalmente opostos. Esse motor começou a ser usado no Subaru 1000, lançado no dia 14 de maio de 1966, e tornou-se uma das características da marca japonesa, tendo a empresa da Fuji Heavy Industries promovido, durante os anos, incontáveis aperfeiçoamentos que elevaram sua eficiência para novos patamares.
02

Na atualidade, todos os veículos vendidos pela Subaru contam com uma versão equipada com motor boxer, com a marca lembrando também que ao longo dos últimos 50 anos a produção total deste motores  passa dos 16 milhões de unidades.

Nesta configuração de motor, os pistões situam-se contrapostos de forma simétrica, funcionando de forma a anular o efeito de inércia de cada um, reduzindo assim as vibrações e proporcionando equilíbrio de rotação para maior suavidade.

O motor boxer é um dos elementos principais do recente sistema Symmetrical All Wheel Drive (AWD) aplicado pela Subaru nos seus modelos, o que garante mais estabilidade e equilíbrio, mas também dinâmica melhorada graças ao sistema de tração integral. Uma boa parte do equilíbrio e da divisão de pesos otimizada é alcançada graças à posição longitudinal do motor.

Não é só a Subaru que recorre atualmente ao motor boxer -que foi celebrizado pela Volkswagen- já que também a Porsche se tornou bastante conhecida pela utilização de motores com esta disposição dos cilindros.

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español