Ultima Hora

Subaru WRX Project Midnight: com 670 cv, é o mais rápido WRX já feito

Compartilhe!

A Subaru Motorsports USA, divisão esportiva da marca japonesa com sede nos Estados Unidos, revelou oficialmente o “Project Midnight ”. Trata-se do WRX mais rápido de todos os tempos (segundo a marca), que estreou no recente “Goodwood Festival of Speed”. O protótipo tem 670 cv a 9.500 rpm, acelera de zero a 100 km/h em 5,4 segundos e vai aos 215 km/h

por Marcos Cesar Silva

O WRX Project Midnight leva o modelo a um novo patamar. É um sucessor espiritual do Airslayer, o WRX STI de 862 cv que construído especialmente para o filme “Gymkhana 2020”, de Travis Pastrana, realizando acrobacias que incluiu um salto de 70 metros onde seu sistema de spoiler ativo controlava o ar e equilibrava o carro.

Projeto Subaru WRX Meia-Noite

O Midnight é muito mais leve e largo que seu antecessor, algo que herda diretamente do mundo do rally. Tudo no modelo evoluiu para quebrar recordes e ultrapassar os limites do desempenho da plataforma.

As rodas de liga-leve são OZ Superturismo Racing LMP, 18×11 calçadas com pneus slick Yokohama ADVAN 280/65, e você sabe que um carro é sério quando consegue ver a maior parte da superfície dos pneus quando está parado bem atrás dele. Uma configuração de suspensão específica para asfalto foi ajustada para mantê-lo agradável e controlado em Goodwood.

Embora o Airslayer tenha quebrado recordes em eventos cronometrados como na “Mt. Washington Hillclimb” ou na “Lightning Lap”, sua verdadeira missão era ser a estrela da “Gymkhana”.

O Project Midnight apresenta uma carroceria mais aerodinâmica e bem larga, com uma versão radicalmente ampliada da asa encontrada no carro de rali WRX ARA24 da equipe .

O modelo apresenta carroceria de fibra de carbono e um chassi significativamente mais leve, proporcionando peso de 1.133 kg, 136 kg mais leve que o Airslayer e 453 kg mais leve que um Subaru WRX de rua.

E vamos ao que interessa: debaixo do capô encontramos um motor 2.0 de quatro cilindros com turbo e intercooler, que produz 680 cv e 92 mkgf de torque. Números realmente impressionantes, mas não tão impressionantes quanto a faixa vermelha do conta-giros a 9500 rpm. Simplesmente este é um quatro cilindros Subaru turbo que gira tão alto quanto o V12 aspirado da Ferrari 12 Cilindri. Este motor é a mais recente evolução do bem-sucedido motor de rally da Subaru Motorsports USA, que ajudou o ex-piloto de Fórmula 1 Scott Speed ​​​​a vencer o “Nitro Rallycross Teams Championship” em 2021.


Compartilhe!