Sucesso do pequeno S660 surpreende até a Honda
O sucesso do modelo S660 no mercado japonês surpreendeu até a própria Honda. A produção deste pequeno roadster de apenas 660 cm3 de cilindrada para este ano está já completamente vendida.
Lançado no início deste ano, o S660 representa uma visão mais esportiva para os pequenos carros urbanos que são moda no Japão, com cilindrada inferior a um litro e potência máxima de 64 cv. Com preço de venda ao público em torno de US$ 16 mil, a Honda já vendeu os 8600 exemplares previstos para produção em 2015.
Por outro lado, a marca enfrenta dificuldade no que diz respeito a atrair novos clientes, problema que afeta todos os construtores japoneses, na medida em que os mais jovens tendem a considerar os automóveis como algo de supérfluo. A este respeito, num dado surpreendente, o número de compradores que usam financiamento com menos de 40 anos caiu 46% ao longo dos últimos 13 anos.
Contando com eficiente rede de transportes públicos e tendo pela frente cidades altamente congestionadas, os jovens preferem meios de mobilidade alternativos, mais baratos e mais ecológicos, onde a figura do automóvel não surge associada.
De acordo com a Bloomberg, quatro em cada cinco compradores do S660 são pessoas com idade superior aos 40 anos, que procuram um segundo veículo. Isso contraria a estatística obtida há mais de uma década, quando apenas um em cada cinco compradores do Honda S2000 tinha mais de 40 anos.
O S660 é, neste momento, exclusivo para o mercado japonês, mas são cada vez mais insistentes as indicações de que a marca vai preparar uma versão mais potente e adaptada ao mercado europeu, equipada com motor 1.0 turbo com mais de 120 cv. E para o Brasil? Nada.