SUÉCIA: MAIS DE 1000 CARROS ACHADOS NA FLORESTA
O mundo do carro antigo traz uma surpresa a cada dia. Umas agradáveis, outras nem tanto. Cerca de 1.000 automóveis -entre eles várias raridades- encontram-se incorporados à paisagem de uma floresta na Suécia. Isso aconteceu porque dois irmãos armazenaram no local, na década de 1950, todos os carros abandonados que encontraram pela frente, deixados pelos militares americanos depois da Segunda Grande Guerra.
Empilhados no meio da densa floresta, passam quase despercebidos, com árvores e mato crescendo em torno das carrocerias, cobertos de musgo. Neste verdadeiro cemitério, uma ampla gama de clássicos esquecidos inclui dezenas de Opel, Ford, Volvo, Audi, Buick, Saab e Sunbeam.
Os irmãos, responsáveis pelo cemitério, tiveram presença ativa na região até à década de 1980, antes de abandonarem sua casa perto da floresta, no condado de Bastnas, cidade mineira no sul da Suécia, e deixarem para a natureza o destino dos carros.
As fotografias são da autoria de Svein Nordrum, fotógrafo que se aventurou pela floresta em busca de registros deste acontecimento único. De acordo com ele, apesar de existirem pessoas a favor da remoção dos automóveis, as tentativas de acabar com o cemitério foram travadas por ambientalistas, que defendem o contrário, afirmando que a vida selvagem habita agora as velhas carrocerias.
No Brasil, esse ferro-velho seria cotado a peso de ouro. Confira as fotos e chore: