Suitcase Car 1991, a mala motorizada da Mazda
Nesta complicada época de pandemia, onde o transporte individual se mostra como solução preferencial, apesar de estar mais para uma aberração sobre rodas, esta poderia ser a solução ideal. Trata-se de um projeto experimental, resultado de uma ação interna da Mazda, e que acabou dando origem à esta surpreendente “Suitcase Car”, ou “carro-mala”.

A história começa no início da década de 1990, época em que o Mundo exalava otimismo, resultado também do fim da Guerra Fria. Do outro lado do planeta, mais precisamente em Hiroshima, no Japão, comemorava-se o excelente desempenho comercial do então novo roadster Mazda MX-5, o Miata, assim como a vitória da Mazda na “24 Horas de Le Mans”, com um carro equipado com motor rotativo Wankel.

Procurando aproveitar toda esta onda de energia positiva, a Mazda detonou, igualmente, dentro da empresa, a atividade chamada “Fantasyard”, competição interna que aconteceu entre 1989 e 1991, na qual equipes de diferentes departamentos apresentavam ideias criativas e até mesmo surreais, de mobilidade.

Entre os muitos projetos apresentados durante esse período, a Mazda recorda, hoje em dia, o “Suitcase Car”, uma espécie de mala motorizada com três rodas, na época pensada como uma solução de locomoção dentro dos aeroportos.

Imaginada por um conjunto de sete engenheiros da unidade de testes e pesquisa de transmissões manuais, a Mazda liberou, então, uma pequena verba para a equipe, para que pudessem dar vida à sua ideia. Algo que fizeram, começando por adquirir uma mini-moto motorizada, conhecida como “Pocket Bike”, assim como a maior mala de estrutura rígida que conseguiram encontrar no mercado.
Com algumas peças dessa mini-moto, entre as quais o seu motor de dois tempos de 34 cm3, e uma clássica mala Samsonite de 57 por 75 centímetros, os engenheiros construíram um veículo que demora apenas um minuto para montar, já que basta girar o conjunto da roda dianteira com o guidão e freios para a posição vertical. Depois, por meio de uma tampa removível da mala, são encaixadas pelo exterior as rodas traseiras e colocado o banco sobre o eixo traseiro.

Segundo os seus criadores e apesar dos 32 kg de peso, o motor de 17 cv conseguiria levar esta engenhoca à velocidade máxima de 30 km/h! Imagine você, dentro de uma mala, a 30 km/h…
Ao contrário do que se pode imaginar, a verdade é que este projeto, garante o fabricante, acabou contribuindo para aquilo que é é a característica da Mazda hoje em dia, com a diversão que proporcionava ao volante, devido ao baixo centro de gravidade, parecido ao de um kart, mas também ao do Mazda MX-5. Além de canalizar o espírito inventivo daquele que foi o primeiro veículo de produção da empresa, o Mazda-Go, popular modelo de três rodas, lançado em 1931.

Embora nunca tenha passado para a fase de produção por razões óbvias, devido à pouca funcionalidade, a Mazda ainda fabricou mais dois exemplares do “Suitecase Car”, destinados a demonstrações nos Estados Unidos e na Europa, , tendo a unidade europeia a honra de ser exposta no Salão de Frankfurt de 1991, lado a lado com o Mazda 787B, vencedor de Le Mans.
Hoje em dia, apenas o exemplar usado nos Estados Unidos existe, já que o “Suitcase Car” original foi destruído num acidente. Quanto à réplica europeia, desapareceu em “circunstâncias desconhecidas”, segundo a Mazda.
