Carros

Superou o clássico 240: conheça o Volvo mais vendido de todos os tempos

Compartilhe!

Desde que foi apresentado, em 2008, o XC60 se mostrou um sucesso de vendas. Já é o Volvo mais vendido de todos os tempos.

O Volvo mais vendido na história da marca deixou de ser o 240, que somou mais de 2,6 milhões de unidades comercializadas ao longo de quase duas décadas. O destaque passa agora para o Volvo XC60, que assume o título de modelo mais vendido da empresa sueca (hoje controlada pelos chineses), com impressionantes 2,7 milhões de unidades vendidas. No Brasil, o híbrido custa a partir de R$ 458.950,00.

por Marcos Cesar Silva

Desde 2008 no mercado -ganhou sua segunda e atual geração em 2017- o SUV sueco tem sido um campeão de vendas, destacando-se por ter introduzido tecnologias de segurança avançadas, como o “City Safety” e o primeiro sistema de frenagem automática abaixo dos 30 km/h, recurso que, atualmente, é comum na maioria dos automóveis novos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-69.png

Além disso, o Volvo XC60 foi eleito “Carro Mundial do Ano” em 2018 e marcou a estreia das motorizações híbridas plug-in no portfólio da marca, tendo sido o híbrido desta configuração mais vendido na Europa em 2024. Foi produzido inicialmente no Velho Continente, mas o XC60 se consagrou também como o primeiro modelo global da marca fabricado na China.

Volvo 240, à esquerda, e Volvo XC60, à direita
Campeão e agora vice em vendas na marca: Volvo 240, na esquerda, e Volvo XC60, na direita

“Na Suécia, Volvo 240 era o automóvel familiar icônico; era possível encontrar um em quase todas as estradas do país. Atualmente, o XC60 assumiu essa posição de duas formas, sendo não só o favorito das famílias mas também o nosso campeão de vendas de todos os tempos”, afirmou Susanne Hägglund, executiva da Volvo Cars.

Para se garantir como o modelo mais vendido da marca, a fabricante atualizou o Volvo XC60 para 2025, aproveitando todas as melhorias recentemente aplicadas ao seu “irmão” maior, o XC90. Estas se resumem, em especial, a detalhes estéticos e novidades tecnológicas. Isto significa que, no campo das motorizações, não há novidades. O Volvo XC60 continua oferecendo versões híbridas plug-in, com potências entre 350 cv e 455 cv, conforme a versão. Graças à bateria de 14,7 kWh, o SUV anuncia até 82 km de autonomia (WLTP) em modo 100% elétrico.

Volvo XC60 MY26 - detalhe da secção traseira

No exterior e interior encontramos as principais alterações. Por fora, destaca-se a redesenhada grade dianteira, novas opções de rodas, lanternas escurecidos e duas novas cores. No habitáculo, destaque para a tela central que agora tem uma maior dimensão – 11,2 polegadas- e maior definição de imagens. Os serviços Google continuam integrados de forma nativa no sistema operacional, mantendo-se com um dos seus principais atrativos.

O XC60 também ficou famoso por ser o modelo usado pelo personagem Edward Cullen (interpretado pelo ator Robert Pattinson) durante o segundo filme “The Twilight Saga: New Moon” (lançado em 2009) e ser visto em partes da terceira filmagem da franquia: o filme “The Twilight Saga: Eclipse” (lançado em 2010).


Compartilhe!