Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

SURPRESA: O TODO NOVO TOYOTA COROLLA 2014

Compartilhe!

corolla0

Valeu a pena esperar o Toyota Corolla 2014. Após mostrar o carro em doses homeopáticas, por meio de uma sequência de teasers, a Toyota apresentou o todo novo Corolla. A 11ª geração do modelo foi revelada na Califórnia, em evento para a imprensa especializada E em se tratando da marca japonesa, a ousadia foi a grande surpresa.

corollacalifornia_jpg-large

O tradicional conservadorismo do desenho da montadora japonesa foi esquecido neste projeto. E com razão, afinal o é o carro mais importante e vendido da marca e o mais vendido do mundo. A marca quer agora buscar novos compradores, em especial entre o público mais jovem. O rabalho foi fácil, pois bastou à Toyota observar os erros da Honda, sua rival nos Estados Unidos, que se deu muito mal depois da última reestilização do Civic.

NOVIDADES

O Corolla 2014 chega ao mercado americano em quatro versões: L, LE, S e LE Eco, com motor de quatro cilindros em linha, 1800 cm3 e 133 cv de potência e 17,7 mkgf de torque máximos. Já a versão LE Eco usa motor 1.8 com tecnologia Valvematic, que otimiza o funcionamento das válculas e reduz o consumo de gasolina em até 5%. É mais econômico e também mais potente, com 142 cv de potência e 17,4 de torque a 4.000 rpm..

corolla1

Para a transmissão, a Toyota oferece três opões. Na versão L o câmbio é manual de seis marchas ou automático de quatro. No S, a transmissão pode ser manual ou –novidade- automático CVT de sete marchas, disponível também para os LE e LE Eco.

corolla2

O Corolla traz de série direção assistida, travas/vidros/espelhos elétricos, ar-condicionado e oito airbags. Entre os diversos opcionais, há o paddle shift (“borboletas” para troca de marchas junto ao volante) e bancos de couro.

TUDO NOVO

Mas o que impressiona mesmo foi o avanço no desenho. Todo remodelado, o novo Corolla chegou com linhas mais atuais e esportivas, com muitos vincos espalhados pela carroceria. Além de ser mais robusta, a nova plataforma permite obter maior espaço interno e, com isso, mais mais conforto para os ocupantes. O carro agora tem 4,62 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, contra 4,54 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos do Corolla de 10ª. geração.

corolla3

corolla6

corolla7

corolla8

A traseira tem novas lanternas redesenhadas com leds, enquanto os faróis também foram redesenhados, junto com a grade e pára-choques. O desenho do carro remete ao concept Furia, apresentado no Salão de Detroit, em janeiro deste ano. As rodas também foram modificadas, aro 15 (opcionalmente existem as aro 16), e o interior ficou não só mais confortável, como também mais luxuoso e com mais recursos que o anterior. No console central, destaque para a central multimídia com tela touch screen.

E NO BRASIL?

E se está tudo bem com o Corolla nos Estados Unidos, aqui a história é outra. No mercado brasileiro o Civic passou a incomodar desde que a nova versão foi lançada no início do ano, levemente reestilizada e com motor 2.0. Isso vai mudar em março de 2014, quando o novo Corolla será apresentado aqui, provavelmente com estilo ainda mais ousado que o mostrado nos Estados Unidos.

corolla4

O Corolla 2014 nacional será feito no complexo industrial da montadora em Indaiatuba, Interior de São Paulo, e os motores 1.8 e 2.0 com comando de válvulas variável sairão da nova fábrica que a marca está construindo em Porto Feliz, também SP. O câmbio automático de quatro marchas poderá ser trocado por um mais atual, de seis marchas.

corolla5

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español