Carros

Surpresa! Porsche ressuscita o 935 “Moby Dick”

Compartilhe!

A Porsche trabalhou em silêncio e surpreendeu a todos ao apresentar na “Reensport Reunion” a recriação do famoso e histórico modelo 935/78, mais conhecido por “Moby Dick”.

A “Rennsport Reunion” é um dos eventos mais importantes para os fãs da Porsche, e acontece no circuito de Laguna Seca, na Califórnia. É a sexta edição da reunião, que atrai modelos de competição da Porsche. Ou seja, é uma mostra e tanto.

Como se não bastasse exibir décadas e décadas de carros de competição da Porsche nas mais variadas categorias, a edição deste ano fica marcada pela revelação inesperada de um novo e também muito exclusivo modelo da Porsche.

Trata-se de um tributo ao Porsche 935/78, mais conhecido como “Moby Dick”, recriado para os nossos dias e simplesmente chamado batizado de…Porsche 935!
 
Porsche 935 2018

“Este carro espetacular é um presente de aniversário da Porsche Motorsport para os fãs de todo o mundo. Porque este carro não é homologado, os engenheiros e designers não tiveram de seguir as regras habituais, e assim tiveram liberdade no seu desenvolvimento”. Frank-Steffen Walliser, Vice-Presidente de Motorsport e carros GT da Porsche.

 
PORQUE MOBY DICK?
O apelido “Moby Dick”, alusão direta ao grande cetáceo branco do romance homônimo, deve-se à sua forma alongada (para reduzir o arrasto aerodinâmico), carenagens e a cor principal, branca. O 935/78 “Moby Dick” foi a terceira e última evolução oficial do Porsche 935, cujo objetivo era apenas um: vencer Le Mans. Nunca  conseguiu, mas em 1979, um Porsche 935, não oficial, preparado pela Kremer Racing, conseguiria o lugar mais alto do pódio.
 

 

Tal como o “Moby Dick” original de competição original, baseado no 911, também esta recriação tem como base o Porsche 911, neste caso, o mais potente deles todos, o GT2 RS. E tal como no passado, o 911 foi alargado e alongado, em especial na traseira, justificando o comprimento total de 4,87 m (+ 32 cm) e a largura de 2,03 m (+ 15 cm).

Mecanicamente, o Porsche 935 mantém o mesmo poder de fogo do GT2 RS, ou seja, o mesmo motor  3.8 flat-six biturbo com 700 cv de potência, transmitido às rodas traseiras pela transmissão PDK de sete velocidades.

No entanto, o desempenho em pista do modelo reencarnado deverá estar alguns degraus acima. Os 1380 kg são inferiores em mais ou menos 100 kg ao GT2 RS, graças a uma dieta de fibra de carbono; os freios de aço vem direto das pistas e integram pinças em alumínio de seis pistões; e claro, a aerodinâmica é muito bem cuidada.

Porsche 935 2018

O destaque aerodinâmico vai todo para a enorme asa traseira, com 1,90 m de largura e 40 cm de profundidade;a Porsche não divulgou os valores de downforce…

Se o 935/78 “Moby Dick” é a referência direta para este novo Porsche 935, a marca alemã espalhou por seu novo carro referências a outras de seus históricos modelos de competição.

Ainda do 935/78, vieram as rodas com atuação aerodinâmicas; do 919 Hybrid, as luzes LED na asa traseira; os retrovisores são os do 911 RSR atual; e os escapamentos expostos em titânio são inspirados nos do 908 de 1968.

O interior não escapou das “homenagens”: a manopla do câmbio em madeira é uma referência aos Porsche 917, 909 Bergspyder e ao mais recente Carrera GT. Do 911 GT3 R (2019) recebeu o volante em carbono e o painel de instrumentos digital a cores por trás dele. Além disso, o Porsche 935 pode ser equipado com ar condicionado e com um lugar a mais para um passageiro.

 

Como se pode imaginar, o Porsche 935 será mesmo um carro muito exclusivo. A Porsche o define como um carro de corrida, mas não está homologado para participar de qualquer tipo competição, assim como não está homologado para andar nas ruas e estradas. Além de matar seu cunhado de inveja, serve para track days ou outras brincadeiras desse tipo.

Apenas 77 unidades serão produzidas, ao preço base de 702 mil Euro (R$ 3,3 milhões ou US$ 820 mil), na Alemanha.


Compartilhe!
1713589692