Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

SUVs e Crossovers agora são considerados automóveis

Compartilhe!

A medida já vale a patir deste mês de janeiro: os crossovers e SUVs não serão mais contabilizados como veículos comerciais leves e passam a ser considerados como automóveis de passeio.

imagesN7BGT3J4

Esta mudança já havia sido anunciada no ano passado, e era defendida pelaA Anfavea. A entidade queria essa essa mudança de categoria, pois estava acontecendo distorção nas estatísticas de vendas há 10 anos. Essa alteração, que vai ampliar ligeiramente o volume de carros de passeio vendidos no Brasil, será percebida já em fevereiro, quando os dados do mercado de janeiro forem divulgados pela Anfavea.

A conta é simples. Em 2014, os automóveis tiveram queda de 9,4%, terminando o ano com 2,5 milhões de unidades vendidas, enquanto os comerciais leves (onde estavam incluídos os SUVs e crosovers) cresceram 1,6%, fechando a temporada com 829 mil vendidos. Em torno de 300 mil comerciais leves eram utilitários esportivos, e se estivessem contabilizados no segmento dos carros de passeio, reduziriam a queda para 8%. Por ua vez, os comerciais teriam alta de apenas 0,4%.

Os utilitários esportivos cresceram 4% em 2014 e espera-se alta ainda maior em 2015, pois cerca de novos modelos surgirão nas lojas, apesar do fim já anunciado do Mitsubishi TR4. Destes 10, pelo menos dois deverão ter grandes volumes de vendas, mais o Jeep Renegade e menos o Peugeot 2008.

Fonte: AUTODATA


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *