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SUV: Toyota Corolla Cross, a partir de R$ 140 mil

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A Toyota do Brasil apresentou o Corolla Cross, SUV de porte médio, modelo que tem a missão de concorrer em especial com Jeep Compass, entre diversos outros. O Cross deriva da plataforma usada no sedã Corolla, é fabricado em Sorocaba (SP) e começa a ser vendido no final de março. São quatro as versões de acabamento, com duas opções de motores. Os preços sugeridos vão de R$ 140 mil a R$ 180 mil, e haverá uma série especial de lançamento.

por Marcos Cesar Silva

Toyota Corolla Cross 2022

O Corolla Cross usa a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global Toyota) em sua variação GA-C, compacta, a mesma aplicada no sedã Corolla e no Prius. Há uma mudança na suspensão traseira, que usa eixo de torção simples no lugar do eficiente sistema independente multilink (multibraços) do Corolla.


Apresentado na Tailândia na metade do ano passado, o Corolla Cross usa motor flex 2.0 nas versões XR e XRE, enquanto o sistema híbrido (motor flex 1.8 com dois elétricos) equipa as versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. A Special Edition de lançamento, é baseada na versão top, limitada a 1.200 unidades.

A dianteira tem desenho agressivo, com uma enorme grade, e no geral o estilo é simples e robusto, com abaulados nos para-lamas e portas traseiras. Os faróis são com leds, menos na versão XR, a mais simples, mas todos trazem luzes diurnas.

As rodas são aro 17 com pneus 215/60 no XR, e aro 18 calçadas com pneus 225/50 nos demais. O novo SUV da Toyota, em termos de doimensões, fica situado entre os concorrentes, com 4,46 metros de comprimento e 2,64 m de distância entre eixos, e capacidade de bagagem para 440 litros.



Por dentro, o Cross segue o estilo do sedã, incluindo grupo de instrumentos (com informações digitais apenas no XRX) e a central multimídia, com tela de oito polegadas e conexão via celular por Android Auto e Apple Car Play.

O revestimento dos bancos apresenta tecido preto no XR, partes revestidas de couro e material sintético preto no XRE e no XRV e, no XRX, os mesmos materiais em bege. Diferente dos demais, o volante do XRE traz comandos para trocas de marcha. Cpomo nos melhores carros americanos, o freio de estacionamento é acionado por pedal. Num carro desse preço, já podera ser elétrico…

Os conjuntos de motores e transmissões são s mesmos do sedã. Nas versões 2.0 usam o Dynamic Force com injeção direta e indireta de combustível, de 177 cv de potência máxima e torque de 21,4 mkgf (abastecido com etanol), mais e transmissão automática CVT com 10 marchas simuladas.

Nos híbridos temos o motor 1.8 flex de 101 cv e 14,5 mkgf (etanol) com mais dois motores elétricos (72 cv cada), todos montados na frente; a tração é apenas dianteira. A bateria de fica sob o banco traseiro.


O conjunto de equipamentos de segurança ativa e assiva é bom. Todos Cross trazem de série sete airbags (dois frontais, dois laterais dianteiros, dois de cortina e um de joelhos para a posição do motorista) e controle eletrônico de estabilidade.

As versões híbridas tem ainda alertas de aproximação de veículo em ponto cego e de tráfego cruzado traseiro, controlador de distância à frente, monitor frontal com frenagem autônoma de emergência e assistente para troca de faixa.

O Toyota Cross oferece garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para pessoa física e, para pessoa jurídica, são cinco anos ou 100.000 km, o que acontecer primeiro). No híbrido há garantia de oito anos para a bateria, módulo de controle da bateria, inversor/conversor e módulo de controle de energia.

Motivos para ter um COROLLA CROSS -

Versões e Preços

• Corolla Cross XR (R$ 140 mil) – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático com saída traseira, banco traseiro bipartido 60/40, airbags (frontais, laterais dianteiros, de joelhos do motorista e de cortina), câmera traseira de ré, multimídoa Toyota Play com tela touchscreen de 8 polegadas e integração a Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, controle elétrico de vidros com função one touch, controle eletrônico de estabilidade e de tração, faróis automáticos com ajuste elétrico de altura do facho, faróis de neblina com leds, luzes diurnas com leds, modo de seleção de condução Sport, para-sóis com espelhos iluminados, retrovisores externos com rebatimento automático, sensores de estacionamento na traseira, três tomadas USB e volante revestido de couro com ajustes em altura e distância.


• Corolla Cross XRE (R$ 150 mil) – Acrescenta ao XR: chave presencial para acesso e partida, comandos no volante para mudanças de marcha, cruise control, lanternas traseiras com leds, limpador de para-brisa automático, retrovisor interno fotocrômico e revestimento de bancos com couro e material sintético.

Teste do Leitor

• Corolla Cross XRV Hybrid (R$ 173 mil) – Acrescenta ao XRE: alerta de tráfego cruzado na traseira, alerta de veículo em ponto cego, assistente de permanência em faixa, comutação automática do facho dos faróis, controlador de distância à frente, monitor frontal com alerta de colisão e frenagem autônoma. Há alteração no modo de seleção de condução (Power em vez de Sport) e volante sem comandos de marcha.


• Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 180 mil) – Como o XRV Hybrid, mais acrescenta ar-condicionado automático bizone, banco do motorista com regulagem elétrica, quadro de instrumentos diferente, revestimento interno na cor bege e teto solar com controle elétrico.

• Corolla Cross XRX Hybrid Special Edition (R$ 183.980) – Acrescenta ao XRX Hybrid: bandeja no porta-malas, carregador por indução para celular, estribo lateral e soleira nas portas.


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