Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

TÉCNICA: TOYOTA EXPLICA O YARIS HYBRID-R

Compartilhe!

t1

O Toyota Yaris Hybrid-R é provavelmente um dos conceitos mais estranhos que estará exposto no Salão Automóvel de Frankfurt. A marca japonesa anunciou o modelo como um carro de mais de 400 cv, inspirado no TS030 Hybrid de Le Mans. O que ninguém esperava é que viesse na forma de um Yaris.

t2

O Yaris Hybrid-R utiliza um motor turbo de quatro cilindros 1.6 com 300 cv, muito semelhante aos motores usados ​​no WTCC. Além disso, o carro também recebe três motores elétricos de 60 cv, um em cada roda traseira, e outro entre o motor e a transmissão.

t4

A Toyota explica que o sistema confere ao veículo potência total de 420 cv. Com um motor em cada roda, o Yaris Hybrid-R está disponível com sistema de tração integral inteligente, que pode direcionar a potência do carro para onde for necessário.

Os motores elétricos obtêm energia a partir de um sistema de carregamento baseado num ultracapacitador que foi adaptado do TS030. Em comparação com a bateria de NiMH do Yaris híbrido padrão, o ultracapacitador é menor e mais leve, permite carregamento mais rápido e tem densidade de potência mais elevada. No entanto, utiliza a sua energia de uma só vez, o que o torna especialmente eficialmente em acelerações.

Os motores elétricos podem descarregar a sua potência de dois modos. O modo “estrada” libera a potência dos capacitadores em 10 segundos, mas envia 40 cv de potência para os motores elétricos. No modo “circuito”, o sistema utiliza a potência em cinco segundos, mas oferece 120 cv aos motores.

Nas curvas, o sistema distribui automaticamente a potência de um lado para outro na traseira. Os motores podem atuar de forma independe -como motor ou gerador- para acelerar ou desacelerar as rodas traseiras em separado. Conforme o tempo que o motorista se mantenha na curva, o sistema irá enviar potência para a roda traseira do lado externo para aumentar a velocidade, ou durante uma curva rápida vai enviar energia para a roda interna para reduzir a derrapagem.

A marca não pensa em colocar o Yaris Hybrid-R em produção. O carro é apenas um exemplo do que a Toyota Motorsports pode fazer e o que poderá ser o futuro dos carros esportivos híbridos.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español