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Tecnologia: marcas andam para trás por falta de semicondutores

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A falta em nível global de semicondutores está afetando a indústria automotiva de maneira indiscriminada, sem escolher vítimas, e a redução da produção de veículos -inclusive no Brasil- é apenas um dos lados dessa crise. De acordo com a revista “Car and Driver”, algumas marcas decidiram pela interrupção das linhas de produção de alguns modelos, enquanto outras simplesmente optaram por eliminar, mesmo que temporariamente, algumas características tecnológicas dos seus carros que necessitam de chips para a fabricação e funcionamento.

por Marcos Cesar Silva

Armagedom dos chips' já provoca desde escassez de videogames até disputas  geopolíticas - BBC News Brasil

A revista norte-americana listou as marcas dos veículos e respectivas tecnologias que temporariamente não serão instaladas:

BMW: Tela “touchscreen”

No final de outubro, a marca alemã anunciou que iria remover a funcionalidade do “touchscreen” nos modelos Série 3, Série 4 cupê e conversível, Série 4 Gran Coupe (menos o i4), Z4 e todas as versões dos X5, X6 e X7. Contudo, os compradores desses veículos poderão usar métodos alternativos de acesso ao sistema, como o controlador iDrive e o comando de voz.

Os clientes que não conseguirem ter a tela “touchscreen” nos seus veículos irão receber um crédito de US$ 500 para gastar noutras opções. De acordo com a BMW, a mudança irá afetar também quem já tinha encomendado os seus veículos anteriormente.

Chevrolet/GMC: Rádio HD

Recentemente, a General Motors anunciou que iria eliminar a opção de rádio HD dos seus sistemas de áudio, pois não iria conseguir obter o hardware necessário por falta de chips, sendo assim afetados os modelos do ano de 2021 da Chevrolet Silverado 1500s e GMC Sierra 1500s, as picapes 2500 e 3500 do próximo ano e ainda os veículos Silverado LS, RST, LT, Trail Boss, LTZ e High Country e SLE, SLT, Elevation, AT4 e Denali Sierras.

A GM irá oferecer aos seus clientes um crédito de US$ 50.

Chevrolet/GMC: Bancos e volantes aquecidos

A partir de agora, a maioria dos SUV e picapes da GM irão perder os bancos e volantes aquecidos e ventilados, decisão que atinge o Chevrolet Silverado, Traverse (exceto a versão High Country), Blazer e Equinox, e o GMC Sierra, Acádia (exceto o Denali), Canyon e Terrain.

Os clientes irão receber um crédito entre US$ 150 e 500.

Ford: Navegação por satélite

Um executivo da marca assegurou que a opção poderá ser adicionada novamente mais tarde. “Acho que o problema ainda existirá por algum tempo, provavelmente até ao primeiro trimestre do próximo ano”, disse o diretor Neil Wilson.

GM: Carregador sem fios

A lista de modelos afetados nesse caso inclui os Chevrolet Tahoe, Suburban e GMC Yukon SUV 2021, bem como os Buick Enclave, Chevrolet Traverse e Cadillac XT5 e XT6 2022.

Quem comprar um desses veículos irá receber um crédito de US$ 75.

Mercedes-Benz: Áudio Premium e luzes com LEDs, entre outros

A Mercedes garantiu que tem levado em consideração o tempo de espera dos clientes, tentando “priorizar as entregas de acordo com esse tempo”, sublinhando que as alterações aos modelos, que começaram no final de junho, continuarão “até um novo aviso”.

Nissan: Sistemas de navegação

Em maio, uma fonte garantiu que a Nissan não iria instalar o sistema de navegação em milhares de veículos novos –cerca de 33% da produção-, num plano para economizar chips para uso nos dois veículos mais vendidos em cada mercado.

Tesla: tomadas USB e apoio lombar ajustável (“Passenger-Seat Lumbar”)

Em maio, a Tesla removeu discretamente o apoio lombar do banco do passageiro dianteiro nos elétricos Model 3 e Model Y. No Twitter, o chefão Elon Musk justificou que os dados da empresa mostravam que havia muito pouco uso desse recurso e que não valia a pena o custo da instalação: “Os preços estão aumentando devido à grande pressão dos preços da cadeia de abastecimento em toda a indústria. Principalmente as matérias-primas”, escreveu o magnata.

Recentemente, a Tesla entregou vários Model 3 e Y sem as entradas USB-C, também em falta, tendo a gigante automóotiva culpado a falta de semicondutores pelo acontecido.

GM: Sistema Start/Stop

Em junho, a GM anunciou que as picapes deste ano –Silverado 1500 e GMC Sierra 1500– não teriam instalada a tecnologia Start/Stop para economizar combustível se estivessem equipadas com a transmissão automática de 10 velocidades com motores 5.3 ou 6.2V8.


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