Tempos elétricos: Camaro pode estar com os dias contados
Um dos mais marcantes modelos da Chevrolet em todos os tempos, o Camaro, infelizmente pode ter os dias contados. Os boatos para os lados de Detroit apontam que no seu lugar surgirá um sedã elétrico.
por Ricardo Caruso
Depois do Mustang, também o Chevrolet Camaro parece pronto para passar pelo processo de eletrificação. Porém, enquanto no caso da proposta da Ford a adoção da motorização elétrica e do formato SUV não representou o fim do esportivo com motor de combustão interna, no caso do Camaro o futuro não parece tão agradável assim.
Como praticamente todas as fabricantes, também a General Motors está apostando fortemente na eletrificação de seus modelos. Com a meta de oferecer já em 2025 o total de 30 novos modelos 100% elétricos, surgem agora rumores de que uma das vítimas dessa eletrificação poderá ser o simpático Camaro.
A notícia está sendo divulgada pela imprensa americana e dá sinais de que o Camaro poderá ser substituído por um sedã esportivo 100% elétrico, modelo cujo principal objetivo seria enfrentar o bem-sucedido Tesla Model S e cujas formas podem até já ter sido adiantadas num “teaser” revelado pela GM (imagem abaixo).
Dando força a esta hipótese estão os números de vendas do Chevrolet Camaro quando comparado com os seus dois principais rivais: Ford Mustang (sistematicamente o esportivo mais vendido no mundo) e o Dodge Challenger.
Para ter uma ideia, em 2020 foram vendidos pouco menos de 30 mil Chevrolet Camaro, queda de 38,3% diante de 2019. No mesmo período foram vendidos quase o triplo dos Mustang e o dobro dos Challenger.
Num momento em que a Ford já eletrificou o seu modelo com o lançamento do Mustang Mach-E e a Dodge prepara-se para lançar um “muscle car” elétrico já em 2024, não seria uma grande surpresa se o Camaro desse lugar a uma proposta movida a eletricidade e baseada na nova plataforma modular da GM.
Por enquanto, a Chevrolet não só se recusa a comentar esta hipótese como não adiantou uma data para o fim da produção do atual Camaro. Contudo, tendo em conta as ambiciosas metas de eletrificação da GM e as decrescentes vendas do “muscle car”, não será surpresa se o que por enquanto é um boato fosse confirmado como realidade a curto prazo.
Resta apenas saber se este novo modelo receberá o nome Camaro, numa estratégia semelhante à da Ford com o Mustang Mach-E.