O conceito de “Primeiro Mundo” é algo a ser invejado, ainda mais no quesito automóveis. Enquanto aqui a aspiração máxima da maioria é um carrinho 1.0, mesmo sem ar condicionado, nos países evoluídos o céu é o limite. Quer um exemplo disso? Desde o mês passado é possível encomendar o novo Tesla Model 3 na Europa, carro que vai desembarcar por lá primeiro em suas versões mais caras, o que em princípio poderia ter reduzido o interesse por ficar com preço próximo do Model S, modelo mais caro.

Depois de um mês, pode-se dizer que o sucesso do modelo menor dos Tesla é inquestionável. Levando em conta o custo de aquisição, que é um veículo elétrico e por isso não se encaixa no perfil da grande maioria dos usuários e que apenas alguns clientes puderam vê-lo ou tocá-lo (existem várias unidades circulando pelos revendedores), a verdade é que ele se deu muito bem.

 

No total, mais de 15.000 pedidos confirmados foram feitos em todos os principais países europeus. A Noruega lidera a carteira de reserva com 4.692 unidades, enquanto a Alemanha ocupa o segundo lugar com 2.604 unidades, fechando o pódio a Suíca, com 1.337 requisições. França (1141), Holanda (1068), Suécia (982), Áustria (619) e da Bélgica (476)  vem em seguida, enquanto a Espanha ficou em nono lugar, com 447 unidades, batendo a Itália (347), Dinamarca (246 ), Finlândia, Portugal e Luxemburgo. Números do Reino Unido não estão incluídos.