Tesla revela quanto dura a bateria de seus carros
Uma das perguntas que mais se faz quando o assunto é carro elétrico,é sobre a durabilidade das baterias. A Tesla acabou com um mistério, e a boa nova é que as baterias de carros elétricos podem durar bem mais do que os motores de combustão. Afinal, qual é o desgaste da bateria e qual o momento de substitui-la?
por Marcos Cesar Silva
A marca de carros elétricos de Elon Musk tornou públicos os números sobre o estado de uma bateria após ter sido utilizada durante 320 mil kms: a Tesla revelou um gráfico (abaixo) no qual apresenta a retenção média da capacidade da bateria por distância percorrida nos seus Model 3 e Model Y com baterias de longo alcance. A média de quilômetros por ano que um carro roda no Brasil é de cerca de 15 mil km. Ou seja, dentro da estatística média brasileira, o carro elétrico da Tesla, depois de 21 anos e três meses, teria perdido apenas 15% da capacidade de sua bateria.
De acordo com o “Relatório de Impacto de 2023” da Tesla, a perda média de capacidade da bateria das versões de longo alcance dos dois modelos após conduzir 320 mil kms é de 15%, o que significa que a retenção média da capacidade após esta distância é de 85%. No documento oficial da Tesla, os resultados de degradação da bateria do Tesla Model 3/Model Y Long Range são positivamente impressionantes, embora não tão altos quanto os do Model S/Model, com perda de capacidade é de 12% após rodar 320 kms, uma capacidade retenção de 88%.
No entanto, não está claro se os dados incluem baterias de linha padrão, do tipo LFP, ou células de bateria cilíndricas do tipo 4.680 desenvolvidas e produzidas internamente pela marca. O único Model Y equipado com essas células não foi comercializado como “Long Range”, mas simplesmente como “AWD” (tração integral).
Todas as baterias de carros elétricos perdem capacidade com o tempo e/ou uso. Vários fatores, como temperatura ou velocidade de carga/descarga, também podem afetar a longevidade. Normalmente, o objetivo é projetar uma bateria que dure toda a vida útil do veículo, sem que sua capacidade se desgaste muito. A longevidade das baterias de carros elétricos é algo em constante movimento. Nos últimos 10 anos, houve vários ajustes na química da célula da bateria, no desenho da estrutura das células e nos sistemas de gerenciamento de bateria. Os níveis de 10 anos atrás são muito diferentes os veículos de hoje.
A Tesla destacou que as suas baterias foram projetadas para mais de 320 mil kms de condução, ou seja, mais de 20 anos. “Mesmo depois de 320 mil km de uso, as nossas baterias no Model 3 e no Model Y perdem apenas 15% da sua capacidade em média, enquanto as baterias no Model S e no Model X perdem apenas 12% de sua capacidade em média”, destaca.
Estes números contrariam os do chefão da Tesla, Elon Musk, que afirmou em 2019 que as baterias dos veículos Tesla são feitas para durar entre 482 e 805 mil km antes de precisarem de substituição.