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TEST DRIVE: A VEZ DO FORD FIESTA SEDÃ 1.6

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Depois de lançar o New Fiesta hatch em abril, a Ford apresentou agora o modelo sedã. Como a maioria dos carros atuais da marca, a principal característica de estilo é a grade dianteira, inspirada nas usadas nos Aston Martin. O novo Fusion é um bom exemplo disso, e ao contrário de outras marcas que insistem em manter o mesmo desenho da dianteira em todos os seus carros, no caso da Ford a solução agrada.

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Um detalhe: o novo Ford é produzido em Hermosillo, no México, diferente do hatch, que é fabricado em São Bernardo do Campo, SP. O motivo do sedã ser importado do México é, segundo a Ford, não haver justificativa para faze-lo aqui, pois sua participação no mix é menor, de cerca de 10%. Mas, mais importante, é necessário ressaltar a boa renovação dos carros da Ford, que deixa o Brasil praticamente no mesmo nível de produtos globais da marca, o que é vital num mercado competitivo.

New Fiesta Sedan 2014 (31) (640x360)

O desenho geral do sedã é uma evolução do New Fiesta anterior, atual e bem arrojado, dando personalidade própria ao carro. Com sua traseira curta, é “quase um cupê”, como ressaltou a própria Ford. Não é, mas o resultado final é bem interessante.

TECNOLOGIA

O New Fiesta sedã focaliza o Honda City como seu principal concorrente. Tem 4.406 mm de comprimento (o hatch tem 3.969 mm). O porta-malas tem 465 litros de capacidade (25 litros a que o sedã anterior). Mas é preciso sempre lembrar que se trata de um carro pequeno, e por isso o espaço para as pernas no banco traseiro é apenas suficiente. Segundo Osvaldo Ramos, gerente geral de marketing da Ford, o comprador desse carro não se importa com isso. Por outro lado, não chega a comprometer, diante do compromisso do modelo.

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Por vir do México e produzido com especificações para o mercado norte- americano, o New Fiesta sedã tem as luzes traseiras dos piscas em vermelho, o que acontece com o Fusion e carros de outras marcas (deveriam ser em âmbar, por conta da leguslação brasileira), faróis com focos simétricos e retrovisor esquerdo plano e o direito curvo. Também nada que comprometa.

2014 Ford Fiesta 4dr

Mas a principal atração do New Fiesta é a tecnologia e a eletrônica que transporta, incluindo o sistema multimídia SYNC. Funciona de maneira perfeita, tem comandos de voz em português, acessa o telefone celular por conexão Bluetooth, passa mensagens de texto para áudio, mantém agenda e reproduz músicas armazenadas no celular, entre outras funções. Sem contar o CD Player com MP3 e conexão para iPod e entrada USB, mais seis alto-falantes.

SOB CONTROLE

Também no “pacote” de tecnologia está o MyKey, que permite programar na chave a velocidade máxima permitida (por exemplo, para que sua mulher ou filho não abusem), o volume do som e alguns avisos sonoros. A programação é feita pela da tela do SYNC. O New Fiesta sedã está equipado ainda com auxílio de partida em subidas, que deixa o veículo imobilizado por três segundos antes de entrar em movimento; sinalização de freadas violentas, quando aciona o pisca-alerta, e luzes de direção com função de três  piscadas a um simples toque na alavanca.

New Fiesta Sedan 2014 (36) (640x378)

Diferente do hatch, que pode ser equipado com os excelente motores 1.5 e 1.6, o sedã é oferecido em versões 1.6 SE e 1.6 Titanium aapenas com o motor Sigma 1.6 16V TiVCT flex, com câmbio manual de cinco marchas Ford IB5 nacional, ou, como opcional, ao automatizado de dupla embreagens PowerShift DPS6 da Getrag alemã. Essa empresa tem joint venture desde 2001 com a Ford, a Getrag Ford Transmissions, e é uma das quatro grandes produtoras de transmissões hoje, junto com a Aisin (da Toyota), ZF (Alemanha) e BorgWarner (Estados Unidos).

New Fiesta Sedan 2014 (49) (579x640)

O motor é uma pequena obra de arte de 1600 cm3. Tem bloco e cabeçote de alumínio e comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento, de funcionamento contínuo e acionado por correia dentada. A potência máxima é de 130 cv a 6.500 rpm (etanol), e de 125 cv à mesma rotação, com gasolina. O torque máximo com etanol álcool é de 16 mkgf a 5.000 rpm e com gasolina de 15,4 mkgf a 4.250 rpm. A taxa de compressão é 12:1.

E O ÓLEO?

Vários detalhes avançados contribuem para o bom desempenho, como o óleo do motor 5W20, de baixa viscosidade; compressor do ar-condicionado com deslocamento variável, monitoramento da carga da bateria para que o alternador carregue somente o necessário e bomba de óleo de vazão variável.

2014 Ford Fiesta 4dr

Detalhe estranho é a Ford insistir que as trocas de óleo do motor sejam feitas a intervallos muito reduzidos, a cada 10.000 km ou seis meses, o que ocorrer primeiro. Isso parece ter sido uma imposição das concessionárias para que atrair os proprietários mais vezes às oficinas, mas na verdade é apenas desperdício de dinheiro, de tempo e de dar destinação correta ao óleo ainda novo. Em breve com certeza a Ford vai rever isso.

New Fiesta Sedan 2014 (23) (640x349)

O motor do New Fiesta traz o sistema de partida a frio sem necessidade de gasolina, umportante em locais frios e com apenas etanol no tanque. O sistema entra em ação assim que a porta do motorista é aberta, eliminando ou reduzidno o tempo de aquecimento das resistências elétricas antes da partida. Depois é suficiente pisar na embreagem e acionar a chave uma vez.

DESEMPENHO

O sedã pesa 1.226 kg, 73 kg a mais que o hatch (1.153 kg), e isso tem alguma influência no desempenho. De acordo com a Ford, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 12,1 segundos, a mesma com as duas carrocerias, etanol e idênticas relações de marchas e de diferencial. Isso é estranho. O área frontal (2,12m2) e coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) do sedã são quase os mesmos do hatch, com 0,323 contra 0,330. Ou no hatch ou no sedã os números apresentados não conferem. A velocidade máxima, por sua vez, é limitada eletronicamente em 190 km/h.

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A suspensão dianteira é independente, McPherson, com mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora. Na traseira, usa eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado. A estabilidade e conforto merecem elogios, bem como a direção, precisa e rápida, com assistência elétrica e relação de 14,3:1. Essa boa estabilidade é um convite a dirigir de maneira mais esportiva, estimulado pelo controle de estabilidade -que não pode ser desligado- e controle de tração.

New Fiesta Sedan 2014 (6) (640x427)

Na classificação de eficiência energética avaliada pelo Inmetro, o New Fiesta sedã  recebeu letra “A”, que significa estar entre os melhores da sua categoria. Os dados oficiais de consumo, que agora devem constar de uma etiqueta-padrão do Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural) e visíveis nos carros expostos em locais de vendas, são:

CONSUMO  – NEW FIESTA SEDÃ 1.6
PowerShift

Cidade

Estrada

Km/Litro

Km/Litro

Gasolina

11,4

13,9

Álcool

7,9

9,9

Manual

Cidade

Estrada

Km/Litro

Km/Litro

Gasolina

11,2

14,1

Álcool

8,0

9,7

 

SEGURANÇA

Em termos de segurança, são sete airbags –frontais, laterais, cortina e joelhos para o motorista na versão Titanium- e fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Além disso, existem algumas vantagens do carro ser produzido para o mercado americano, como o uso na traseira de três cintos de segurança de três pontos e três apoios de cabeça, e encosto do banco de trás rebatível e repartido, diferente do New Fiesta hatch nacional, que tem o encosto do banco inteiriço. Para os mais exigentes, não há pára-brisa degradê, mas os retrovisores tem repetidores dos piscas.

New Fiesta Sedan 2014 (42) (640x427)

A versão SE tem controle de estabilidade e de tração, sistema de conectividade SYNC, assistente de partida em aclives, ar-condicionado digital, bolsas infláveis frontais, freios ABS, direção com assistência elétrica e acionamento elétrico dos vidros. Já a Titanium vem, além dos itens do SE, com bancos revestidos de couro, rodas de alumínio aro 16, sete airbags, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento (na traseira), espelho retrovisor interno eletrocrômico e cruise-control.

CONCLUSÃO

Com a chegada do New Fiesta sedã, a Ford entra firme na briga pelo mercado dos sedãs pequenos premium. É um carro de desenho bonito, com boa dose de tecnologia e sempre aggradável de dirigir. Os preços do New Fiesta sedã 1.6 são: R$ 53.990 SE manual; R$ 53.640, SE Powershift; R$ 55.340, Titanium manual e R$ 58.990, Titanium PowerShift.

New Fiesta Sedan 2014 (18) (640x370)


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