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TEST DRIVE: AUDI A3 SEDÃ, TUDO EM UM

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A Audi apresentou o carro que vai fabricar no Brasil –junto com o SUV Q3: o A3 Sedan. Os dois devem chegar às ruas em 2015, com a marca voltando a fabricar em São José dos Pinhais, PR. O modelo deriva da terceira geração do A3 hatch, lançado aqui no Brasil na metade do ano passado.

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O carro vendido no Brasil é importado da Hungria, equipado com motor 1.8 turbo e caixa de câmbio automatizada de sete marchas e dupla embreagem. O preço? R$ 116.400, muito bom, pois o concorrente mais próximo é a Mercedes-Benz CLA 200, que sai por R$ 150.500 e é menos potente e menos equipada. Com 12 cores externas disponíveis, o interior é sempre preto.

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O motor do A3 Sedan é 1.8 da série EA888, sem nada em comum com o velho 1.8 usado no A3 brasileiro, ainda de primeira geração. O bloco é de ferro fundido, mas em compensação há turbo (0,8 bar de pressão), quatro válvulas por cilindro com variação do tempo de abertura e do levantamento e injeção direta e indireta combinadas; a injeção indireta é usada em condições de carga parcial, com menor carga no acelerador, enquanto a direta entra em ação quando o acelerador é mais exigido e no momento da partida do motor. Na injeção indireta funciona com 6 bar de pressão, e na direta, com 200 bar.

POTÊNCIA E TORQUE

O sistema de carga da bateria tem gerenciamento diferenciado,  controlado para que o potente alternador (de 140 amperes) carregue quando o carro está sendo freado ou desacelerando, e desliga a geração de energia elétrica quando o veículo está acelerando, para reduzir o consumo de combustível. Esse sistema já é utilizado por outras marcas.

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São 180 cv de potência máxima (excelente potência específica de 100 cv/litro) e torque máximo de 25,5 mkgf disponível entre entre 1.250 e 5.000 rpm. O A3 Sedan acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos, com velocidade máxima de 235 km/h.

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Entre os equipamentos de série, o Sedan conta com rádio/CD Player/MP3, sete airbags, encaixe Isofix para cadeirinha infantil, controle eletrônico de estabilidade e tração, alarme, faróis alto e baixo de xenônio, faróis e luz de neblina, ajuste elétrico no banco do motorista, condicionador de ar automático bizone, bancos revestidos de couro sintético, computador de bordo, rodas aro 17 calçadas com pneus 225/45, faróis e limpador de pára-brisa com acionamento automático, seletor de programas Drive Select, start/stop do motor, retrovisor interno fotocrômico, teto solar e conexão Bluetooth para celular; o GPS é opcional.

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O A3 Sedan é 14 cm mais longo que o A3 Sportback quatro portas (tem 4,45 metros de comprimento), 1 cm mais largo e 1 cm mais baixo; a distância entre-eixos é a mesma.

ESPORTIVO

Apesar de ser um sedã, difícil rotular o modelo de “carro familiar”, pois a esportividade natural da marca está presente em seu desenho, em qualquer ângulo que seja observado. A Audi explica que nenhum painel metálico da carroceria é compartilhado com o hatch. O Cx de 0,30 é bom, dentro do normal da categoria.

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Por dentro, o A3 sedã é igual ao hatch, onde função supera a forma, ou seja, é mais prático do que bonito. Sistema de som, telefone, GPS e o Drive Select podem ser acessados pelo botão giratório que fica no console. Trata-se de um seletor de modos de funcionamento que altera os parâmetros de resposta do acelerador, atuação da caixa de câmbio em modo automático e assistência à direção. Pode-se escolher as funções Comfort, Dynamic, Efficiency, Auto ou Individual.

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O acabamento é bom, mas há um ponto negativo, que é o banco revestido de couro sintético (a boa e velha napa), contrastando com o preço do multimídia MMI Plus com GPS navegador —com tela de 7 polegadas no lugar de 5,8 polegadas- que aumenta em R$ 9.900 o preço do carro. O MMI Plus inclui HD de 40 gb, dois leitores de cartões de memória e touchscreen que consegue entender as letras escritas com o dedo, mas é muito caro, quase 10% do preço do carro.

BOM ACERTO

Encontrar a melhor posição de dirigir é fácil, por causa dos ajustes que banco e volante permitem. Apesar do couro sintético, os bancos são confortáveis e firmes, como convém a um quase esportivo. Quatro adultos se acomodam com conforto. O porta-malas é generoso, com 425 litros de capacidade, e pode ir até 880 litros rebatendo o encosto do banco traseiro.

Malagrine

No mais, o A3 Sedan mostra um bom acerto de suspensão, freios e pneus, dentro do esperado na sua categoria. A direção tem rápida, de 15,3:1 e assistência elétrica, e o diferencial conta com o sistema eletrônico que envia mais potência à roda externa em curva.

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Na rápida avaliação que fizemos, o A3 Sedan mostrou ser um carro bem acertado, daqueles que dá vontade de ter na garagem. O motor 1.8 impressiona, as trocas de marcha são rápidas e suaves e o silêncio silêncio é grande. Enfim, mais um bom produto da Audi.

A marca alemã planeja vender 3.500 unidades do Sedan este ano, para ajudar a aumentar o volume total conseguido em 2013, quando vendeu 6.694 unidades no Brasil. Parece pouco, mas foi 35% a mais que em 2012. Para isso será preciso também aumentar o número de concessionárias, das 27 atuais para 60 em dois anos, quando os modelos nacionais voltarem ao mercado.


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