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TEST DRIVE: AUDI A4 ATTRACTION, QUANDO MENOS É MAIS

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AUDI - A4 - MARÇO 2013

A BMW com o 320i e a Mercedes-Benz com o C 180 ofereciam no mercado seus sedãs médios com preços entre R$ 115 mil e R$ 125 mil, e a outra alemã, a Audi, entrava nessa briga em desvantagem, com o A4 Ambiente por R$ 140 mil.

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Assim, era clara a desvantagem da Audi em conquistar esse tipo de comprador, e a solução foi “pelar” um pouco o carro. Simplificar um pouco um automóvel para assim conseguir reduzir seu preço é algo normal na indústria automobilístca. A questão passa a ser encontrar um ponto de equilíbrio, ainda mais no segmento de luxo. E foi aí que a Audi acertou em cheio com o A4 Attraction, “básico”, que tem preço de R$ 118.900 e ainda oferece a opçao da wagon Avant.

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E o carro perdeu muitos recursos? Ficou como um popular? Não, claro que não. Alguns itens se foram sim, como teto solar, ajuste elétrico do banco do passageiro, retrovisor interno fotocrômico, acionamento automático de faróis e limpador de pára-brisa, sensores de estacionamento na traseira e o sistema Music Interface. Escolhas corretas, pois são itens que podem deixar o carro mais barato sem a sensação de “depenado”. O único opcional disponível é o Multi Media Interface Plus, que incorpora GPS, comando por voz e HD interna para armazenar músicas.

SEGURANÇA

O importante é que todo o conteúdo de segurança do A4 Ambiente continua equipando o Attraction. Entre eles, controle eletrônico de estabilidade e tração; faróis de xenônio alto e baixo; faróis de neblina; luzes diurnas e lanternas traseiras com leds; freios ABS e airbags frontais, laterais nos bancos dianteiros e cortinas.

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Em termos de conforto e conveniência, foram mantidos o ajuste elétrico do banco do motorista (incluindo apoio lombar), cruise control, computador de bordo, ar-condicionado automático, freio de estacionamento com comando elétrico e CD Player com MP3 e Bluetooth. Os bancos são revestidos de couro sintético (o que não existe, ou é couro ou é napa/curvim…), rodas aro 17 e volante multifunção com comandos do câmbio.

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O Attraction recebeu as mesmas alterações de estilo que o A4 ganhou na linha 2013, com facelift na frente e traseira e novos faróis. As rodas são diferentes do Ambiente, mas os pneus são na mesma medida. O interior continua luxuoso, discreto e bem acabado em cada detalhe, com ergonomia impecável na relação bancos/posição do motorista/comandos. Há espaço suficiente e confortável para quatro adultos. O que vai atrás, no meio, é sacrificado como em todo automóvel.

MOTOR

Debaixo do capô está o excelente motor 2.0 16V, com turbocompressor e injeção direta, que tem 180 cv de potência máxima e torque máximo de 32,6 mkgf, disponível entre 1.500 e 3.900 rpm.

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Um destaque do A4 é a caixa de câmbio CVT (de variação contínua) Multitronic. Se quiser, o motorista pode usar a alavanca na posição “S” (esporte) ou entao acionar as “borboletas” junto ao volante, situação em que o câmbio simula oito marchas, por meio de pontos de parada das polias variadoras do CVT. O desempenho é muito bom, com aceleração de zero a 100 km/h em 8,2 segundos e velocidade máxima de 226 km/h.

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Nem todos apreciam a forma de funcionar do CVT. Ao pisar fundo no acelerador, motor sobe de giros e estabiliza em alta rotação, ao mesmo tempo em que a velocidade cresce. O ruído chega a impressionar, mas é só. Ao usar o modo esportivo, a sensação é de que se trata de um câmbio automático normal, de oito marchas.

COMO ANDA

Rodamos com o A4 Attraction por trechos de estrada e também em trânsito urbano, o que foi suficiente para confirmar todas as boas impressões que os Audi sempre deixam. O motor permite desempenho de sobra para a proposta do carro, sempre com torque e potência disponíveis desde as rotações mais baixas, além de permitir funcionamento suave e silencioso, como convém a um carro de luxo. Quer rodar tranquilo? Otimo. Quer acelerar como um esportivo? É aqui que o A4 mostra suas qualidades, andando forte a baixos giros, condição em que seu comportamento dinâmico transmite grande confiança, típico dos boons carros alemães.

AUDI - S7- MARÇO 2013

De resto, o Audi A4 Attraction tem freios eficientes, direção bem acertada e rodar confortável, transmitindo robustez em todas as condições. Um carro feito para andar rápido, seguro e agradável de ser dirigido.

CONCLUSÃO

Vale o que custa? Esta versão do A4 traz um carro bastante racional, bom de dirigir e que em nenhum momento faz você imaginar que não está ao volante de um legítimo sedã premium. Indicado para quem gosta de um carro espaçoso, silencioso, seguro e confortável, o A4 Attraction é, sem dúvida, uma boa pedida.

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Em uma análise fria, apenas de números e sem considerar o prestígio da marca, esse A4 é simples pelo que custa, ainda mais se comparado ao Ford Fusion ou Hyundai Azera, mais potentes e luxuosos, na mesma faixa de preço. Mas se a questão for imagem, o emblema Audi pesa e muito, e então o A4 Attraction apresenta preço mais do que justo.


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