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TEST DRIVE: BMW X1 sDRIVE 20i, O X DA QUESTÃO

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Olhando por fora a BMW X1, não dá para arriscar. Pode ser uma wagon, um hatch ou um SUV. Ou tudo junto. Ao sentar ao volante, você vai ficar ainda mais confuso, pois a posição de dirigir é um pouco mais elevada que o comum, e ao olhar para trás, vai ver muito espaço disponível. Então o jeitão é de SUV, o espaço generoso de uma wagon e, quando acelerada, remete a um hatch esportivo. Então vamos facilitar as coisas: a BMW X1 é um crossover, que AUTO&TÉCNICA avaliou na versão intermediária sDrive 20i.

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Quando você acredita que ela é uma wagon, não há decepção, pois o espaço interno é muito bom, graças à distância entre-eixos de 2,76 metros, que garante bom espaço em especial na traseira. Aí, observando as medidas -4,45 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,54 m de altura, com 19,6 centímetros de distância em relação ao solo- o crossover deixa de ser a wagon generosa e passa a assumir o papel de SUV. O porta-malas tem 420 litros de capacidade, suficiente para muita bagagem.

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Tudo isso num “pacote” com muito trabalho de engenharia, perfeitamente ajustado e com suspensões mais firmes, como gostam os alemães, e ainda com a façanha de não comprometer o conforto. Na frente, a suspensão é independente, do tipo McPherson, e na traseira é semi-independente com eixo de torção.

MOTOR

Comprida e baixa, a X1 tem um longo e bem rabalhado capô, típico do desenho das BMW, e linhas bem elegantes nas laterais. A dianteira transmite sensação de esportividade, por conta dos faróis afilados e da tradicional grade dupla. Na traseira, destaque para as lanternas em forma de “L”.

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Mas o que interessa mesmo é o lugar do motorista. Quem sentar ali vai desfrutar de uma pequena obra de arte em forma de motor. Trata-se de um quatro cilindros em linha turbo, o 2.0 TwinPower, com 184 cv de potência máxima a 5.000 rpm e 27,5 mkgfm de torque máximo entre 1.250 e 4.500 rpm. Tem exatos 61 cv e 4,1 mkgf a menos que a versão top de linha 2.8i (que usa o motor 3.0 de seis cilindros em linha), mas não há nenhum sinal de falta de fôlego, pois a X1, mesmo com 1.585 kg de peso, precisa de pouco menos de 8 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. A velocidade máxima é de 205 km/h.

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A X1 sDrive 20i é um carro muito agradável de dirigir. Alguns SUV mostram na direção seus limites, mas nesse caso é justamente esse sistema que torna o carro confiável, pelo peso correto e relação mais direta  O pedal do acelerador também ajuda na diversão, claro, junto com a excelente transmissão automática de oito velocidades. “E bebe?” é a pergunta que nunca falta. Não, o consumo de gasolina é muito bom, com cerca de 9 km/litro na cidade e 13 km/litro na estrada.

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Auxilia nas boas marcas de consumo a transmissão automática de oito velocidades. Equipada com a tecnologia Eco Pro, trabalha para otimizar o consumo, sem contar o sistema Start-Stop (que desliga o motor quando o carro para, e liga quando o motorista solta o pedal do freio).

EQUIPADA

Em termos de segurança, um “pacote” correto, com freios ABS, controle de tração e estabilidade, faróis de neblina, luzes diurnas dianteiras por leds, sensor de estacionamento traseiro e seis airbags, entre outros. Só faltou a câmera de ré. O preço é de R$ 129.950.

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Não há nada que desabone a X1. Ao volante, você tem a certeza de que está no comando de um carro luxuoso, bem acabado e sempre com a função mais privilegiada do que a forma, como gostam os alemães. A X1 tem acabamento realmente impecável em cada detalhe, sem perder a elegância e a compostura em nome de exageros desnecessários. Nada está ali sem razão: computador de bordo; volante multifuncional; som com rádio e MP3, mais Bluetooth e entrada USB; banco do motorista com ajustes elétricos; GPS, condicionador de ar e outros.

CONCLUSÃO

A BMW X1, em qualquer de suas versões, vai agradar quem não gosta dos SUVs grandes, mas precisa do espaço de uma wagon e de evz em quando gosta de se divertir com um hatch de desempenho esportivo. Essa versão intermediária é ideal para quem busca mais motor mas não quer pagar pelo top da linha. Qualidade, diversão e tecnologia à disposição garantidos.

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