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TEST DRIVE: CITROËN C4 LOUNGE, A EVOLUÇÃO

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Foram seis anos de mercado, e agora o Citroën C4 Pallas saiu de cena, dando lugar a um novo carro, o C4 Lounge. O modelo é a versão sedã do C4 hatch de segunda geração (que foi lançado em 2010 na França), e é feito na fábrica argentina da Citroën em Palomar.

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O sobrenome Lounge indica espaço e conforto, e é mais ou menos isso que o novo carro entrega. A marca francesa foi buscar no C4 Lounge destinado ao mercado chinês a melhor solução para atacar esse segmento aqui na América do Sul, já que não dispõe de um sedã assim no portfólio para a Europa.

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O novo carro chega em três níveis de acabamento, duas opções de motores e duas de transmissão, que estarão disponíveis no Brasil em regime de pré-venda em 26 de agosto, com lançamento oficial em 22 de setembro. O C4 Lounge básico é o Origine, com câmbio manual de cinco marchas e motor 2.0 16V flex, com potência máxima de 143 cv (gasolina) e 151 cv (álcool), e torque máximo de 20,2 e 21,7 mkgf respectivamente. O preço é de R$ 60 mil.

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Entre seus principais equipamentos, airbags frontais, rodas de alumínio aro 16 calçadas com pneus 205/55, faróis e luz traseira de neblina, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica entre os eixos), leds para luz diurna, ar-condicionado com saídas para o banco traseiro, alarme com ultrasom, Isofix para fixação de cadeirinhas de crianças, banco traseiro bipartido, computador de bordo, rádio com CD Player MP3 e Bluetooth para celular, cruise control e limitador de velocidade, direção com assistência eletro-hidráulica, volante com ajuste de altura e distância, volante com comandos de áudio, pára-brisa com isolamento acústico e controle elétrico dos vidros/travas/espelhos retrovisores.

MAIS ACESSÓRIOS

Já o Tendance usa o mesmo motor, mas acrescenta rodas aro 17 com pneus 225/45; ar-condicionado automático bi-zone; sensores de estacionamento na traseira; acendimento dos faróis e acionamento do limpador de pára-brisa automáticos; temporizador de faróis e espelho retrovisor interno fotocrômico. O preço é de R$ 62.490 com câmbio manual, ou R$ 67 mil com o automático de seis marchas, com possibilidade de trocas manuais na alavanca. Pela primeira vez este automático está disponível com o motor 2.0, pois o câmbio do Pallas era de quatro marchas.

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Acima do Tendance está o Exclusive, que custa R$ 72.490, e vem com motor e câmbio iguais aos usados no Tendance automático, e conta ainda com controle de estabilidade e de tração, airbags laterais e de cortina, bancos e volante revestidos de couro, abertura das portas e partida do motor sem chave, espelhos dos pára-sóis com iluminação e rebatimento dos retrovisores externos.

O TOP DE LINHA

A versão top de linha é o Exclusive THP (fotos), equipado com motor 1.6 16V turbo a gasolina com injeção direta, que entrega 165 cv e 24,5 mkgf máximos (usado também pela Peugeot e desenvolvido junto com a BMW) e o mesmo câmbio automático, por R$ 78 mil.

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A mais que o Exclusive 2.0 tem sistema de monitoramento de pontos- cegos, sensores de estacionamento dianteiros, câmera traseira de ré e GPS com tela de sete polegadas no painel, além de rodas com desenho exclusivo e ponteira dupla de escapamento. Entre os opcionais, “pacote” único com teto solar elétrico e faróis bixenônio com função direcional, que leva o preço para R$ 81.290.

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Todos os motores usados no C4 Lounge são conhecidos e usados pela PSA Peugeot Citroën, menos o mais potente, que é inédito no Brasil para a linha C4. Todos contam com bloco de alumínio e comando de válvulas com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão. Bom mesmo é o THP turbo, com torque máximo de 24,5 mkgf já a 1.400 rpm. O desempenho informado é de velocidade máxima de 214 km/h e aceleração de zero a 100 em 8,8 segundos.

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A caixa automática é Aisin, de seis marchas, e aposenta a caixa PSA AT8 de quatro marchas. De resto, a parte mecânica é a mesma do C4 Pallas. O novo C4 Lounge usa a mesma plataforma do descontinuado C4 Pallas, mantendo a mesma altura, largura e distância entre-eixos de 2,71 metros. Mas o C4 Lounge é 15 cm mais curto (4,62 m contra 4,77 m), o que deixou o porta-malas menor e o eixo traseiro posicionado mais na extremidade da carroceria. O desenho é atual e bem cuidado, e um detalhe interessante é o vidro traseiro côncavo (solução já adotada nos Citroëns C5 e C6), o que possibilita usar colunas C mais inclinadas sem prejudicar o acesso ao compartimento de bagagem.

MUDANÇAS

Para o carro argentino, em comparação com o modelo chinês, os dois pára-choques foram redesenhados, e com isso a grade frontal foi estendida até os faróis e a iluminação diurna por leds ganhou formato de “L”. De resto, bom uso de vincos bem definidos na carroceria, que apresenta visual atual e elegante, mais esportivo que o C4 anterior.

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Por dentro o carro é praticamente o mesmo do C4 hatch vendido na Europa, mas com alguns detalhes inspirados no DS4, por exemplo. O C4 Pallas tinha recursos interessantes, como o conjunto de instrumentos central, cubo do volante fixo e o difusor de aromas perfumados. Agora não tem mais nada disso, mas o carro não perdeu a classe. Os mostradores estão agrupados em três unidades, bem visíveis. Um detalhe interessante é que na versão THP a iluminação dos instrumentos pode mudar de branco para diferentes tonalidades de azul, igual ao DS4.

COMO ANDA

Na primeira avaliação que AUTO&TÉCNICA fez do C4 Lounge, em Mendoza, na Argentina, o carro agradou. O acabamento do Exclusive é muito bom, tanto pelos revestimentos de couro quanto pelos materiais escolhidos, com painel de cobertura macia, normal em carros de categoria mais luxuosa. O motorista acomoda-se com conforto e boa posição, e se surpreende com a visibilidade.

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A avaliação do novo Citroën foi longa, cerca de 240 km na região de Mendoza, na Argentina, com a versão Exclusive THP. O percurso incluía todo tipo de tráfego e trechos de altitude superior a 1.200 metros próximos à Cordilheira dos Andes. Visual estonteante a bordo de um carro muito agradável.

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A impressão é boa, por conta do motor THP, que garante sedã de 1.512 kg dirigibilidade rápida e segura. Esse motor THP é a grande novidade em relação ao C4 Pallas, com 165 cv e bom torque disponível em rotações baixas.

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A dirigibilidade impressiona, pois o C4 Lounge é confortável e firme sempre, como qualquer bom carro europeu, e a direção responde bem e com peso certo sempre. As suspensões trabalham bem, em especial em pisos irregulares, auxiliadas pelos bons pneus Michelin Primacy HP.

CONCLUSÃO

O primeiro contato que tivemos com o Citroën C4 Lounge deixou claro que a marca francesa tem um excelente sedã para trabalhar, atual e com excelentes preços e níveis de conteúdos.

O carro é bem cuidado nos detalhes, como os comandos de vidros que são todos one-touch, botão de partida do lado esquerdo do painel, entradas auxiliar e USB para o sistema de som, descansa-braço central regulável e botão no painel que abre a tampa do bocal de combustível, entre outros.

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Na traseira, o C4 Lounge tem praticamente o mesmo espaço do C4 Pallas, muito bom para dois ocupantes, como sempre; o terceiro vai sempre ser penalizado. Pelas modificações na carroceria, quem pagou o preço foi o porta-malas, que caiu de 513 para 450 litros de capacidade.

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Ou seja, existe C4 Lounge para diversos bolsos, com preços que oscilam de R$ 60 mil a pouco mais de R$ 80 mil. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem, e o carro está disponível nas cores branca (sólida ou perolizada), prata, cinza, preta, azul e vermelha (todas metálicas). A Citroën espera vender 1.500 unidades por mês no Brasil. Produto para isso ela tem.

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