Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Test Drive: Fiat Bravo 2016

Compartilhe!

A Fiat apresentou a linha Bravo já como ano-modelo 2016. Além do incremento de conteúdo, frente e traseira foram redesenhadas. O Bravo é o representante da marca na briga com Ford Focus e Chevrolet Cruze; o Golf, mais atual, está um passo adiante.

A

Na parte mecânica, nenhuma mudança, e continuam disponíveis os motores E.torQ 1.8 de 130/132 cv nas versões Essence. Sporting e BlackMotion, e o 1.4 turbo com overboost (pressão extra de superalimentação), de 152 cv, no T-Jet, que é o top de linha..

Os câmbios também continuam os mesmos: o T-Jet com o manual de seis marchas e os demais, manual ou automatizado Dualogic Plus, ambos de cinco marchas, que custa R$ 3.310 a mais.

BlackMotion

A BlackMotion era série especial e agora se tornou uma nova versão da linha Bravo, incorporando vários itens de acabamento e conforto. O  interior é todo preto, os bancos são de couro, o multimídia Uconnect Nav é de série, ar-condicionado automático digital de duas zonas e tapetes.

Bravo_Blackmotion_005 (640x421)

Por fora, a versão tem outras rodas de liga leve aro 17, faróis com máscara escurecedora, sensor de estaconamento, sais laterais, ponteiras duplas cromadas de escapamento, entradas de ar/retrovisores/defletores com pintura em preto ônix, barras frontais em cromo Dark, e logos BlacMotion nas laterais e soleiras das portas.

As suspensões tem ajuste mais esportivo, com calibragem voltada para quem busca maior desempenho.

UConnect

Outra boa novidade no Bravo é o uso -em todas as versões e de série- do sistema UConnect que a Fiat Chrysler Automobiles aplica em vários mercados. O recurso envolve navegação, entretenimento e comunicação, e agora recebeu novos conteúdos tecnológicos, como o Uconnect Touch,  o Uconnect Touch NAV e a câmera de ré, itens cada vez mais exigidos pelos compradores hoje em dia.

Esta central multimídia tem funções como reprodução de músicas por streamming, Bluetooth que emparelha 15 telefones (sabe-se lá para que), tomada USB compatível com Ipod e Iphone, entrada auxiliar, capacidade de leitura e envio de SMS por meio de mensagens pré-gravadas e comando de voz para chamadas SMS e acesso às mídias.

Bravo_Blackmotion_023 (640x427)

Funções de mídia e telefone tem comando por voz, com botões de acesso junto ao volante multifuncional ou pela tela touchscreen colorida de 5 polegadas.

Como opcional, toda a linha Bravo pode agora ser equipada com GPS (da TomTom) acoplado nol multimídia, o UConnec Touch NAV. Tem todas as funções necessárias hoje, como planejamento de rota, gerenciamento de pontos de interesse, atualização dos mapas TomTom pela entrada USB (primeira atualização em um ano é de graça), acesso a serviços de emergência. personalização do menu e mapas em 2D ou 3D.

A cada vez mais necessária câmera de ré trabalha em conjunto com o sensor de estacionamento traseiro, que emite avisos sonoros diante da aproximação de obstáculos. Além disso, o ar condicionado ficou mais eficiente, com maior vazão e diminuição de até 20% no tempo necessário para chegar a temperatura desejada.

Como anda

AUTO&TÉCNICA andou com todas as versões, mas focalizamos nossa avaliação na T-Jet, que é a mais interessante em termos técnicos. O modelo continua com suas boas características, equilibrado e agradável de guiar. Tudo funciona bem, da empunhadura do volante à posiçao de guiar, passando pelo câmbio com engates precisos e marchas bem escalonadas.

Um recurso interessante é o overboost, de acionamento manual, e que eleva a pressão do turbo de 0,9 para 1,3 bar e o torque de 21,1 para 23 mkgf. Isso se reflete na melhor aceleração e nas retomadas de velocidade, além de mudar a atuação do pedal do acelerador. No mostrador central, entre os instrumentos, um gráfico mostra a pressão do sistema de admissão.

O Punto chega agora, comecinho de 2015, já como linha 2016. O carro, que já era uma boa opção entre os hatches médios e de características mais esportivas, ficou melhor ainda. Os preços são Essence, R$ 61.990; Sporting, 67.990; BlackMotion, R$ 68.990; T-Jet, R$ 78.490.

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español