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TEST DRIVE: FOCUS CHEGA E ACABA COM SOSSEGO DO GOLF

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FORD BRASIL NOVO FOCUS SEDAN 2014 SETEMBRO DE 2013

O sossego do VW Golf VII durou cerca de duas semanas. A Ford apresentou a terceira geração do Focus —produzida na Argentina— com um só objetivo: assumir a liderança do mercado médio de luxo no Brasil.

FORD BRASIL NOVO FOCUS SEDAN 2014 SETEMBRO DE 2013

Essa terceira geração do Focus foi apresentada em 2010, em janeiro no Salão de Detroit e em outubro no Salão de Paris, e está à venda naqueles mercados desde 2011. O desenho mostra clara evolução em relação ao modelo anterior, com mais vincos e personalidade. O Cx do sedã evoluiu bastante, sendo agora de 0,287 contra 0,324 do anterior.

FORD BRASIL NOVO FOCUS SEDAN 2014 SETEMBRO DE 2013

Com linhas bem marcantes e atraentes, na frente destaque para a grade inferior, que é dividida em três partes, sendo duas delas triangulares. Os faróis são bem trabalhados, e no Titanium Plus (o top de linha), usam refletores elipsoidais com xenônio no facho baixo. Na traseira, o sedã foi bastante atualizado, mas o hatch perdeu suas lanternas características, verticais e nas colunas C.

POR DENTRO

Com comprimento de 4,35 metros (hatch) ou 4,53 m (sedã) , 1,82 m de largura, 1,48 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos, o novo Focus tem medidas semelhantes às do anterior, sendo 7 mm mais curto (hatch) ou 53 mm mais longo (sedã), 17 mm mais estreito, 13 mm mais baixo e 8 mm maior entre os eixos. O peso também aumentou, indo de 1.290 para 1.312 kg no hatch básico e de 1.356 para 1.414 kg no sedã completo.

FORD BRASIL NOVO FOCUS SEDAN 2014 SETEMBRO DE 2013

Se por fora é tudo novo, por dentro o novo Focus está bem diferente, incluindo bancos mais envolventes, instrumentos com ponteiros de cor azul e revestimento do painel macio. Não chega a ser ousado com era o Focus I, mas é menos conservador que o Focus II. A posição de dirigir é boa e fácil de ser encontrada; o volante permanece de quatro raios e os comandos estão bem posicionados e localizados.

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A versão Titanium, por exemplo, tem no painel uma tela colorida, multifunção, com computador de bordo, configurações e alertas diversos; ao centro do console, a tela do sistema Sync, controlada por um botão. Nessa versão mais cara, é usada tela maior e touchscreen, além de comandos por voz.

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Entre os recursos de conveniência, controle elétrico dos vidros com “one touch”; comando remoto para a abertura ou fechamento dos vidros e temporizador de faróis. Curioso: os limpadores de pára-brisa passaram a usar palhetas em sentidos opostos, como as Mercedes-Benz mais antigas. Isso ajuda a limpar mais rápido vidros de grandes dimensões.

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Na traseira, bom espaço. A capacidade do porta-malas foi um pouco reduzida no hatch (de 328 para 316 litros), mas cresceu no sedã (de 526 para 421 litros). O estepe continua a ser temporário.

VERSÕES

A nova linha Focus é formada de três versões de acabamento, dois motores para o hatch e um para o sedã. O Focus S hatch com motor 1.6 e câmbio manual, custa R$ 61 mil e traz de série airbags frontais; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem; cintos segurança de três pontos nos cinco lugares; sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil; espelhos retrovisores com piscas embutidos; ar-condicionado; direção elétrica; rodas de alumínio aro 16; computador de bordo; sistema Sync de som com MP3, Bluetooth, comandos por voz e tela de 3,5 polegadas; volante com ajustes de distância e inclinação; abertura elétrica do porta-malas; banco traseiro bipartido e alarme.FORD BRASIL NOVO FOCUS SEDAN 2014 SETEMBRO DE 2013

O câmbio automatizado de dupla embreagem PowerShift opcional leva o preço do carro para R$ 67 mil, pois acrescenta ainda controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente para partida em rampa e alerta de pressão baixa dos pneus.

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Em seguida vem a versão SE 1.6 manual (R$ 64 mil), que adiciona ao S manual airbags laterais; abertura e fechamento de vidros a distância; faróis de neblina; sensores traseiros de estacionamento; bancos de couro; detalhes internos prateados, cruise control e limitador de velocidade; Sync com tela de 4,2 polegadas; ajuste de apoio lombar do banco do motorista e para-sóis com iluminação. O SE hatch 1.6 com PowerShift sobe para R$ 70 mil, e inclui controle de estabilidade, assistente de partida rampa e aviso de pressão baixa dos pneus.

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Mais R$ 3 mil –chegando então a R$ 73 mil- troca-se o motor 1.6 pelo 2.0, esse sempre com câmbio PowerShift e controle de estabilidade. O “pacote” SE Plus (mais R$ 3 mil) inclui airbags tipo cortina; chave com sensor de presença (para acesso e partida do motor); faróis e limpador de pára-brisa com acionamentos automáticos; espelho interno fotocrômico e externos com rebatimento elétrico, e ar-condicionado automático bizone.

TOP DE LINHA

O Focus Titanium hatch 2.0 PowerShift custa R$ 80 mil, e adiciona ao SE Plus câmera traseira; Sync com touchscreen de 8 polegadas e GPS; comandos de voz para telefone, áudio, climatização e navegador; rodas com pintura em preto, exclusivas; tela configurável no painel; sistema de som premium Sony, com nove alto-falantes e entradas RCA; descansa-braço traseiro e luzes de cortesia com leds.

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Há também para ele o “pacote” Plus, que custa R$ 8 mil: faróis de xenônio, luzes diurnas de leds; faróis auxiliares para curvas, banco do motorista com ajustes elétricos; assistente de estacionamento (que aciona o volante em manobras) e teto solar com comandos elétricos.

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O sedã em todas as versões usa motor 2.0 e PowerShift. E os preços acompanham: R$ 70 mil o S, R$ 75 mil o SE e R$ 82 mil o Titanium, com o mesmo conteúdo dos hatch e “pacotes” Plus pelos mesmos preços. Contas feitas, o Focus III top de linha chega a R$ 90 mil, encostando em carros de nível superior, como o Fusion, da própria Ford.

FORD BRASIL NOVO FOCUS SEDAN 2014 SETEMBRO DE 2013

Os aumentos de preço em relação ao modelo anterior não foram pequenos, mas o ganho de conteúdo, tecnologoia e potência justifica a diferença. Comparando o sedã Titanium automático anterior para o novo PowerShift, o preço aumentou em R$ 11 mil (mas inclui não só a novidade, como quatro airbags, câmera de ré, rodas aro 17, Sync e mais 30 cv no motor; se for um sedã novo com o teto, o aumento vai para quase R$ 19 mil.

MOTORES

No mercado europeu, o Focus estreou com os sofisticados motores EcoBoost, com turbo e injeção direta e, para o Brasil, a opção foi pelos não menos eficientes Sigma 1.6 e Duratec 2.0, já usados no Focus anterior.

O Sigma é na mesma versão aplicada no Fiesta, com variador do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escapamento, e partida a frio sem o tanquinho de gasolina. A potência e torque máximos são de 131 cv/16,7 mkgf com gasolina e 135 cv/17,2 mkgf com etanol. Pode usar a transmissão manual IB5 de cinco marchas ou a automatizada PowerShift de dupla embreagem e seis marchas.

FORD BRASIL NOVO FOCUS SEDAN 2014 SETEMBRO DE 2013

Interessante o motor Duratec Direct, o primeiro flex do mundo com injeção direta. Tem bloco de alumínio, duplo comando com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento, e taxa de compressão aumentada de 10,8:1 para 12:1.

O que aconteceu nesse caso foi um crescimento generoso na potência, que passou de 143 para 175 cv com gasolina e de 148 para 178 cv com etanol. O torque cresceu de 18,8 e 19,5 mkgf para 21,5 e 22,5 mkgf (gasolina/etanol). Esse motor não usa o sistema de pré-aquecimento de etanol na partida a frio, pois a pressão da injeção direta vaporiza o etanol a até -10°C.

MECÂNICA

A suspensão dianteira McPherson ganhou componentes mais leves e rígidos, com economia de peso de 7 kg. E na traseira, a rigidez dos componentes do sistema multilink –também com subchassi—  aumentou de maneitra significativa. A direção deixou de ser eletro-hidráulica e passou a ser com assistência elétrica. As vantagens são várias, entre elas o menor dispêndio de energia, menor manutenção e possibilidade de usar o sistema assistente de estacionamento (na versão top). Essa direção conta ainda com sistema de cancelamento de vibrações e compensação de deriva.

Focus Hatch SE_2.0 (640x480)

Se a direção evoluiu, os freios retrocederam, pois a versão S usa tambores na traseira; o Focus anterior vinha com discos traseiros de série. As rodas aro 17 dos 2.0 calçadas com pneus 215/50 também são novidades, e o 1.6 com rodas aro 16 e pneus 205/55 repetem a receita do modelo anterior. O controle estabilidade está presente pela primeira vez num Focus do mercado brasileiro.

CONCLUSÃO

Comparado com seus principais concorrentes, o novo Focus pode seduzir compradores pelo visual, desempenho e tecnologia. É um carro agradável de dirigir, seguro e silencioso. Se os dois Focus anteriores eram muito bons, este está melhor ainda, em uma legítima evolução dos já interessantes Focus I e II. Enquanto o Golf VII não for nacionalizado, o Focus III será um osso duro de roer para a Volkswagen…


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