TEST DRIVE: Nissan New March 1.0 S
O Nissan March é um carro que de vez em quando fica injustamente esquecido no mercado brasileiro. Ágil, bom espaço interno, só perde em tamanho para o VW up! E é ideal para o trânsito urbano.
Para contornar isso e refrescar a memória do consumidor, ganhou muitas novidades nos últimos meses. Mudou um pouco o estilo, passou a ser fabricado na nova unidade da Nissan em Resende, RJ e, para completar, ganhou um novo e interessante motor 1.0 de três cilindros. Com tudo isso ele está municiado para enfrentar os concorrentes e deixar de ser um dos menos vendidos da categoria. Se transformou no New March.
O compacto, então importado do México, foi lançado em setembro de 2011 no Brasil e manteve em torno de 3 mil unidades emplacadas a cada mês até o fim de 2012. As cotas de importação impostas arrefeceram as vendas do modelo. Agora, a Nissan quer retomar exatamente aquele mesmo patamar e espera chegar em breve às mesmas 3 mil vendas/mês do novo March. Para 2016, a previsão é de 5 mil unidades mensais do hatch, importante para ajudar a marca a saltar dos atuais 2% para 5% de participação no mercado. No Rio de Janeiro, o New March é produzido com 64% de componentes nacionais, devendo chegar a 80% até 2016.
MOTOR NOVO
Para substituir o antigo motor de quatro cilindros 1.0 16 válvulas Renault, o mesmo usado no veterano Clio, a Nissan trouxe um novo motor, o HR10, derivado do HR12 1.2 que é usado em outros mercados. Mais leve, é feito de alumínio (o que permite entre outros menor peso e melhor dissipação de calor), este novo 1.0 tem 12 válvulas, 77 cv de potência máxima e 10 mkgf de torque máximo, e tem como alvo o bom desempenho e menor consumo de combustível, sem perda de desempenho em relação a antigo quatro cilindros. Atributos necessários para o seu compromisso.
Equipado com sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas por meio de variador de fase), recursos que faz com que a admissão da mistura ar/combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, o resultado disso é o torque razoável em baixas rotações, outro dos destaques do Nissan. Se o motor antigo não comprometia nesse aspecto, com o novo 1.0 dá para dirigir sem exigir muito do acelerador.
Com 999 cm³ de cilindrada exata (78 x 69,7 mm), flex, o motor HR10 tem 77 cv a 6.200 rpm com torque máximo de 10 mkgf a 4.000 rpm. O comando de válvulas é duplo, acionado por corrente e com variador de fase na admissão. A atuação das válvulas —quatro por cilindro— é direta, por tuchos com compensação hidráulica, e o coletor de admissão é longo para privilegiar o enchimento dos cilindros em baixas rotações. O motor antigo do March, o Renault D4D, tem 74 cv a 5.850 rpm e o mesmo torque de 10 mkgf a 4.350 rpm. A taxa de compressão era de 10:1 e agora passou para 11,2:1.
Tanto o Renault D4D o Nissan HR10 tem os mesmos números de potência e torque com qualquer dos combustível. O sistema de partida a frio é o Flex Start da Bosch.Mas 77 cv são suficientes? Na prática sim, pois a Nissan aumentou só 3 cv a potência, mas agora com uma curva de torque mais plana. O novo motor está sempre bem disposto, em especial no trânsito urbano e entre 2.000 rpm e 4.000 rpm. O nível de vibração é baixo, sem exagero o melhor da categoria.
DESEMPENHO
O New March mantém a calibragem de suspensão mais firme, mas sem comprometer em piso ruim. Outro destaque é a direção elétrica, leve em manobras e mais precisa conforme aumenta a velocidade. O câmbio manual de cinco marchas conta com engates precisos, e a primeira marcha está um pouco mais ruidosa que o desejado. Mas, o New March é sempre fácil de dirigir, cabe em qualquer vaga e tem boa visibilidade. O diâmetro mínimo de giro da direçãp é de apenas 9 metros, remetendo à essa boa característica que tinha o Chevette, por exemplo.
Com compromisso preferencialmente voltado para uso urbano, o New March roda sem problema também em estradas. A Nissan anuncia consumo médio de 8,8 km/litro na cidade e 10,3 km/litro na estrada com etanol, mas é fácil melhorar um pouco essas marcas. A aceleração de zero a 100 km/h está na faixa dos 15 segundos, mas a marca não divulga a velocidade máxima, que estimamos em 160 km/h.
Com a reestilização promovida pela Nissan, o March ficou mais atual e abandonou a “cara de bonzinho” do anterior. Tem interno para acomodar até quatro adultos e acabamento bem honesto. A versão testada por AUTO&TÉCNICA foi a S, a mais completa com motor 1.0, que custa R$ 34.490. Traz entre outros direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, volante multifuncional, vidros/travas/retrovisores elétricos, chave com destravamento remoto das portas, som e rodas de aço com calotas plásticas.
Com visual mais atual, nacional e com novo motor, o New March custa a partir de R$ 32.990. Uma boa opção na briga pelo consumidor do segmento. Basta apenas que a Nissan trabalhe e faça o carrinho ser lembrado pelo consumidor.
PREÇOS, VERSÕES, EQUIPAMENTOS…
1.0 Conforto (R$ 32.990,00)
Câmbio manual de 5 marchas
Motor 1.0 16V com 74 cv a 5.850 rpm de potência e torque de 10 mkgf a 4.350 rpm
Acelerador eletrônico do motor (drive by wire)
Ar-condicionado
Ar quente
Airbags frontais para motorista e passageiro
Alarme sonoro de advertência para chave no contato e luzes acessa
Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (2) com regulagem de altura
Acabamento preto da coluna central (B)
Antena de teto
Botão cromado da alavanca do freio de mão
Banco do motorista com tecnologia Comfort Seat e regulagem de altura
Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga
Cintos de segurança traseiro laterais de três pontos retráteis e central de 2 pontos
Computador de bordo com as funções consumo instantâneo e relógio
Console central com três porta-copos e porta-objetos
Conta-giros e velocímetro com acabamento em prata
Calotas integrais
Detalhe da grade superior em “V” cromado
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção elétrica progressiva
Display digital de quilometragem total e parcial
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA)
Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro
Porta-luvas com tampa
Porta-malas com iluminação
Portas dianteiras com porta-objetos e suporte para garrafa
Preparação para sistema de áudio
Retrovisores externos rebatíveis
Retrovisores externos na cor da carroceria
Rodas de aço aro 14 com pneus 165/70 R14
Revestimento dos bancos em tecido nas cores preto e cinza
Tampa de combustível com abertura interna
Tomada de 12V integrada ao console central
Volante de três raios com regulagem de altura
1.0 S (R$ 34.490,00)
Todos da versão 1.0 Conforto acrescidos de:
Acabamento em prata no apoio de braço da porta dianteira
Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e do porta-malas
Maçanetas internas de abertura das portas cromadas
Retrovisores externos com regulagem elétrica
Revestimento das portas dianteiras em tecido
Travas elétricas das portas e do porta-malas
Vidros dianteiros e traseiros elétricos com a função um toque para vidro do motorista
1.0 SV (R$ 36.990,00)
Todos da versão 1.0 S acrescidos de:
Spoiler com terceira luz de freio e LED
Conexão Bluetooth de telefone (viva-voz) com sincronização de agenda
Conexão para arquivos digitais de música por Streaming
Comandos de áudio no volante e Bluetooth
Maçanetas externas na cor da carroceria
Moldura da grade inferior cromada
Farol de neblina dianteiro com acabamento cromado
Rádio CD Player com função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod, conector USB, e quatro alto-falantes
Revestimento dos bancos com acabamento SV
Rodas de liga leve aro 15 e pneus 185/60 R15
1.6 S (R$ 37.490,00)
Todos da versão 1.0 S acrescidos de:
Motor 1.6 16V com 111 cv de potência e torque de 15,1 mkgf
1.6 SV (R$ 39.990,00)
Todos da versão 1.0 SV acrescidos de:
Motor 1.6 16V com 111 cv de potência e torque de 15,1 mkgf
1.6 SL (R$ 42.990,00)
Todos da versão 1.6 SV acrescidos de:
Ar-condicionado digital automático
Acabamento Piano Black no painel central
Alarme perimétrico com acionamento na chave
Acesso às redes sociais NissanConnect integrado ao navegador
Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
Faróis dianteiros e traseiros com máscara negra
Maçanetas externas de abertura das portas cromadas
Revestimento dos bancos em tecido especial premium SL
Rodas de liga leve aro 16 e pneus 185/55 R16 com acabamento Inner Black
Rádio CD Player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod, conector USB, e 4 alto-falantes
Sistema de navegação por GPS integrado ao painel