TEST DRIVE: Peugeot 3008 Griffe
Quer dirigir um SUV surpreendente? Então preste atenção no Peugeot 3008, aquele que em sua primeira geração era uma minivan e evoluiu para um fantástico utilitário esportivo. Hoje, o mundo do automóvel mudou, e nenhuma marca pode abrir mão de ter pelo menos um SUV em seu portfólio. Até a Rolls-Royce e Lamborghini cederam à moda. No nosso mercado, a Peugeot tinha no máximo a minivan 3008, com estilo que lembrava os SUV, mas não era exatamente o que o consumidor buscava. Com a chegada da segunda geração do 3008 no ano passado, a coisa mudou.
O 3008 chegou em versão única, Griffe, ao preço de R$ 145.990. É fabricado em Sochaux, na França. Usa o mesmo powertrain do anterior, com o motor 1.6 THP turbo a gasolina de injeção direta, 165 cv de potência e 24,5 mkgf de torque máximos e transmissão automática de seis velocidades. A tração é dianteira e a lista de equipamentos de série é longa.
Já no primeiro encontro, o 3008 surpreende pelo porte: alto, largo e espaçoso, mas sem ser um daqueles SUVs exagerados. Comparado com o anterior ,ele é 8 centímetros mais longo e 6,2 cm maior na distância entre-eixos, largura e altura são as mesmas. O estilo valoriza o modelo, com boa sensação de robustez, algo sempre desejado na categoria. Faróis -inclusive os de neblina- e lanternas traseiras usam leds. As rodas são de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/50.
O interior traz o grupo de instrumentos elevado, para ser visualizado por cima do volante, para ajudar o motorista a manter atenção na via. Mas isso também evoluiu. Ao invés de instrumentos analógicos, há uma tela digital de 12,3 polegadas, que permite configurar as informações, como conta-giros “analógico” de ponteiro que sobe ao contrário do comum, ou seja, para a esquerda. Outra possibilidade é um conta-giros que lembra uma roleta. Uma outra tela, de 8 polegadas, fica ao centro do painel, e serve ao multimídia, com sistema de áudio, conexão com celular pelos Android Auto, Apple Car Play e Mirror Link. A Peugeot não oferece GPS integrado.
O espaço interno é amplo, suficiente para acomodar cinco pessoas, e os três passageiros traseiros tem à disposição cintos de segurança de três pontos e encosto de cabeça. As portas abrem em ângulo generoso, para ajudar a entrada e saída de passageiros. O porta-malas tem 520 litros, volume que pode ser ampliado com o rebatimento do banco.
O novo 3008 usa a plataforma EMP2 (Efficient Modular Plattform 2), já em uso na PSA em carros europeus (a mesma que estreou aqui na Citroën C4 Picasso). É mais leve que a anterior em cerca de 100 kg, e para isso ajudam os para-lamas dianteiros, braços de suspensão e estrutura do banco traseiro de alumínio, tampa traseira de material plástico e uso de aços de alta resistência.
O motor THP 1.6 leva o 3008 pouco acima dos 200 km/h, com aceleração de zero a 100 km/h em 9,8 segundos. A alavanca de câmbio (a caixa é da Aisin) é do tipo “joystick”. Podem ser usados também os comandos no volante para mudanças. A 120 km/h, o conta-giros marca 2.100 rpm, o que permite baixo nível de ruído. Com seis marchas, tem o modo esportivo (S), que permite trocas em rotação mais alta e melhora as retomadas. Na posição D o motor trabalha em rotação baixa, para privilegiar o consumo. Ao pisar fundo no acelerador, as trocas de marcha são feitas a 6.000 rpm (nos dois modos).
CONCLUSÃO
De série, o 3008 tem ainda bancos frontais elétricos com aquecimento, faróis de leds direcionais, sensores dianteiro e traseiro, câmera 180 graus, entrada e partida sem chave, carregador de celular por indução e teto solar com persiana também elétrica, entre outros. Há duas tomadas 12 volts no painel e no porta-malas, para carregar diversos dispositivos. Em termos de segurança, vale destacar os seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), controles de tração e estabilidade com “hill-holder” e fixação tipo Isofix nos três postos traseiros.
Resumindo: o Peugeot 3008 é muito competitivo na categoria dos SUVs, e chegou como uma das melhores opções em termos de acabamento, desempenho e sofisticação. A Peugeot está empenhada em melhorar seu pós-venda e a atenção ao cliente. Esse é o produto certo para refazer sua imagem.