TEST DRIVE: T5, o “ecosport” da JAC
O mundo do automóvel é repleto de modismos. Outro dia todos sonhavam com uma minivan, mas hoje o que se quer na garagem é mesmo um SUV. Toda marca que se preza tem um ou mais desses modelos em seu portfólio, e com a surpreendente chinesa JAC não é diferente. A marca está trazendo para o Brasil seu segundo SUV: o T5, menor que o T6, apresentado no Salão de São Paulo de 2014.
O T5 chega ao mercado em versão única, com três “pacotes” de equipamentos. Os preços oscila entre R$ 60 mil e R$ 69 mil, o que é bastante competitivo. O motor é 1.5 flex, com quatro válvulas por cilindro e potência de até 127 cv; a caixa de câmbio é manual de seis marchas (a transmissão automática tipo CVT chega em agosto). E melhor do que isso, no próximo ano o T5 começa a ser produzido em Camaçari, BA.
MOTOR
O motor do T5 é conhecido dos modelos J3 e J5: 1.5 com duplo comando de válavulas, quatro válvulas por cilindro e variador d etempo da abertura das válvulas. Não há tanquin ho de gasolina: o SUV usa preaquecimento do etanol para partidas a frio. O torque máximo é de 15,5/15,7 mkgf, e a potência máxima é de 125 cv com gasolina e 127 cv com etanol. Isso significa que a potência específica está no excelente nível de 84,7 cv/litro (etanol). O câmbio tem a sexta e última marcha mais longa, para favorecer a economia e baixar o nível de ruido. Em quinta marcha, por exemplo, a 120 km/h está a 3.000 rpm, o que já é tranquilo para um motor 1.5, mas indo para a sexta, o giro cai para 2.600 rpm na mesma velocidade. Muito bom.
Conforme a JAC já havia exibido em 2014, a futura versão com caixa CVT permite seleção manual de seis “marchas virtuais” por meio de toques na alavanca para frente e para trás. Será a primeira transmissão não manual oferecida pela marca no Brasil.
Com peso de 1.210 kg, o desempenho é bom, com aceleração de zero a 100 km/h em 10,8 segundos, e índices de consumo de 7,5 km/litro de gasolina na cidade e 10 kmlitro na estrada, nota A pelos padrões do Inmetro. Com álcool, o tanque de 45 litros pode ser um incomodo ao usar álcool. De resto, segue o que já conhecemos de outros carros da marca, como a boa suspensão traseira por eixo de torção e freios a disco nas quatro rodas.
NA BRIGA
O SUV vai incomodar os concorrentes, pelo preço e conteúdo. Com 4,33 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, o T5 entra na briga contra Renault Duster, Ford Ecosport, Jeep Renegade e Honda HR-V. Seu desenho mostra como os chineses estão evoluindo nesse quesito, com linhas agradáveis e bem resolvidas.
Por dentro, não há milagre. Alguns materiais empregados não são tão sofisticados, mas o painel de instrumentos e outros detalhes são bem cuidados. Interessante é o sistema de multimídia, disponível no “pacote” mais caro, com tela touchscreen de oito polegadas, conexões USB e HDMI e entrada para cartão de memória SD. Como se deve, tem a função que “espelha” a tela de um smartphone, o que permite acessar aplicativos como Waze, Facebook e até emails, entre outros.
Itens impotantes como controle de estabilidade estão disponíveis nos dois “pacotes” superiores, mas o modelo não oferere “cruise control (“piloto-automático”), airbags laterais e de cortinas e ajuste de distância do volante. Não há milagre na busca do preço reduzido, onde alguns equipamnentos previsam ser deixados de lado. Também merecem destaque recursos como computador de bordo, ajuste elétrico de altura do facho dos faróis, comandos no volante para de áudio e telefone, encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, para-brisa degradê, faróis com leds para luz diurna, fixações para cadeirinha infantil Isofix, mostrador que monitora a pressão dos pneus e porta-óculos no teto.
A capacidade do porta-malas é de 600 litros, segundo a JAC, mas medida até o teto. Na verdade deve ficar na faixa dos 400 litros até a cobertura, o que está dentro do normal para a categoria.
CONCLUSÃO
O segundo SUV da JAC no mercado brasileiro agrada pela evolução do conjunto em relação a outros modelos da marca. O custo/benefício é interessante e merece ser considerado. Já com cinco anos de presença no Brasil, a JAC começa a solifificar sua imagem por aqui. É o melhor dos chineses vendidos aqui, sem dúvida, e o T5 deverá ser um divisor de águas nas pretensões da empresa.
PREÇOS E EQUIPAMENTOS
T5 Pack 1 (R$ 60 mil): abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, alarme antifurto, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido 60/40, cintos de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, computador de bordo, controle elétrico de vidros/travas/retrovisores, faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático, fixação de cadeira infantil Isofix, freios com ABS e assistência extra emn emergência, monitor de pressão dos pneus, sensores de estacionamenti na traseira e volante com ajuste de altura.
T5 Pack 2 (R$ 65 mil): acrescenta ao Pack 1 assistente de saída em rampa, rack no teto, controle de estabilidade, controle de tração, faról de neblina, luz traseira e rodas de alumínio aro 16.
T5 Pack 3 (R$ 69 mil): acerescenta ao Pack 2 bancos revestidos de couro, câmera traseira e sistema multimidia com tela de 8 polegadas.
Ficha Técnica
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando variável de válvulas, 1.499 cm³, flex; Potência: 125/127 cv a 6.000 rpm; Torque: 15,5/15,7 mkgf a 4.000 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS; Rodas/Pneus: liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16; Peso: 1.210 kg ; Capacidades: porta-malas 600 litros (até o teto), tanque 45 litros;Dimensões: comprimento – 4.325 mm, largura – 1.765 mm, altura – 1.660 mm e entreeixos – 2.560 mm