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TESTE: Citroën C3 You! Turbo

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A Citroën lançou recentemente a versão You! do seu compacto C3, com preço de R$ 95.990 para o público geral (R$ 83,9 mil para PCD); na prática esses preços se aproximam dos R$ 100 mil no configurador da marca. Com a chegada do You!, a Stellantis não só amplia a lista de ofertas do C3, como também tira de linha o manjado motor 1.6. Mais do que isso, o Citroën C3 You! é uma bela aposta da montadora, para ter o carro com motor 1.0 turbo e automático mais barato do Brasil e dar maior fôlego nas vendas do compacto.

por Ricardo Caruso

Curioso perceber que os carros equipados com turbocompressor estão dominando o mercado. Nos anos 1980 o uso desse equipamento era obra artesanal de pilotos e preparadores, como Attila Sipos (da Larus), Silvano Pozzi (da Silpo), Edson Yoshikuma (Motorfort) e o lendário Aloísio (Hot Bird’s), entre outros. Tempos heróicos e inesquecíveis. Só em 1994 chegou o primeiro turbo brasileiro de série, o Fiat Uno Turbo, equipado com motor de 1.400 cm3. Trinta anos se passaram e o turbo compressor chegou agora ao C3 You.

O You! (você, em inglês), é atualmente o único C3 com câmbio automático (CVT de sete velocidades) disponível. Com o motor 1.0 turbo de três cilindros, ocupa o espaço deixado pelas finadas versões C3 Feel Pack 1.6 e Live Pack 1.6, que eram equipadas com o motor de 1.587 cm³ (o EC5) aspirado dos tempos de PSA, com caixa de câmbio automática Aisin, de seis marchas. Com 113 cv (gasolina) ou 120 cv (etanol), o 1.6 EC5 uma atualização de um velho projeto, o TU5, que nos anos 1990 estava nos Peugeot 306 e Citroën Xsara e tinha a péssima mania de quebrar as molas de válvulas…Citroën C3 You T200 2025

No caso do You!, trata-se de uma combinação interessante de baixo peso e motor turbo de 130 cv de potência, o que já é garantia de bons momentos ao volante. A impressão é que tem motor demais, e isso é bom. Quem lembra do Ka XR e da versão mais esportiva do VW Up sabe bem do tipo de diversão que estamos falando. Mas a ideia da Citroën vai além disso.

Como dissemos, a marca quis oferecer ao mercado um carro turbo e automático com excelente preço, um verdadeiro hot hatch. Mesmo com toda a potência oferecida, o You! tem as suspensões com calibragem macia, e que surpreendem em termos de estabilidade. Nos novos tempos de Citroën no Brasil -e no resto do mundo-, a marca foi reposicionada dentro da Stellantis com foco nos carros de entrada e comerciais pequenos, e isso está dando certo.

A missão do C3 You! de ser o turbo/automático mais barato do nosso mercado traz outros apelos. O maior deles é o powertrain, que começa no motor de três cilindros 1.0, de 125 cv (gasolina)/130 cv (etanol), que deixa na poeira concorrentes como o VW Polo (116 cv), Hyundai HB20 (120 cv) e Chevrolet Onix (116 cv). É um motor “da casa”, o Fiat GSE T200, que trabalha “casado” com o CVT de sete marchas da Aisin, o mesmo conjunto que já equipa o SUV C3 Aircross; Peugeot 208 e 2008; Fiat Pulse, Fastback e Strada, e o recém chegado SUV Citroën Basalt. Uma dupla bastante honesta, que como diria o lembrado Josias Silveira, “não fala mal de ninguém…”.

Com 1.115 kg de peso, o C3 You! é cerca de 100 kg mais leve que o novo C3 Aircross, que traz o mesmo conjunto mecânico, mas tem relação peso/potência de 8,6 kg/cv. Para os saudosistas compararem, é melhor nessa conta que os já citados VW Up TSi (9,2 kg/cv) e o antológico Ka XR (9,8 kg/cv). Já pensando nos motores 1.0 aspirados da linha -versões Live e Feel- são 75 cv e 10,7 mkgf, diante dos 130 cv e 20,4 mkgf do You!. Ou seja, 73% a mais de potência e 90,6% a mais de torque! Nas versões com o 1.0 aspirado, o torque máximo é alcançado a 3.250 rpm, e no C3 turbo o torque máximo já está disponível a 1.750 rpm. E isso é que faz a diferença.

Os números de aceleração, velocidade final e consumo são bem interessantes. A aceleração de zero a 100 km/h (com etanol) é surpreendente: 8,4 segundos, com velocidade máxima de 194 km/h. No quesito “consumo”, algo muito importante para o público brasileiro absurdamente explorado pelo preço dos combustíveis, o Citroën C3 You! também agrada. O Inmetro informa entre 11 km/litro de gasolina na cidade e 12,8 km/l na estrada, e entre 7,8 e 8,8 km/l (etanol) nos mesmos percursos. Na prática, andando leve e mantendo 100 km/h constantes em estrada, chegamos a 15,1 km/litro.

Todas as plataformas atuais da Stellantis para carros compactos aplicadas mundo afora são desenvolvidas pela engenharia da empresa no Brasil, incluindo as CMP, presentes no C3 e Peugeot 208. Com o piso ruim que temos aqui, os acertos funcionam bem em qualquer lugar. Mas não é tão simples assim, pois cada marca recebe seus acertos e calibragens próprias. Os carros da Citroën são mais macios, enquanto os Fiat valorizam a dirigibilidade, digamos, mais esportiva, e os Peugeot são o meio-termo entre as duas situações.

A suspensão ficou um pouco mais firme, com molas e conjunto de amortecedores com mais carga, basicamente para impedir a dianteira de levantar muito nas acelerações mais entusiasmadas. Não comprometeu o conforto e melhorou um pouquinho a estabilidade em curvas, que já era muito boa. A largura dos pneus -195/65-15- permaneceu a mesma, bem como o vão livre para o solo, que segue o mesmo dos aspirados, de 18 cm. Os freios também mudaram e receberam novas pinças, mantendo o diâmetro dos discos. A direção não mudou, nem na relação e nem na assistência elétrica, diferente do controle Tanto a relação da direção quanto a dosagem de sua assistência elétrica foram mantidas, enquanto o controle eletrônico de estabilidade (ESP), está mais atuante.

Por fora, o carrinho recebeu decoração com detalhes em azul (emerald blue), cor presente nas molduras dos faróis auxiliares e nas faixas laterais e nas colunas C; há um logotipo “You!” nas portas dianteiras, logo abaixo dos espelhos retrovisores externos. O teto é sempre pintado de preto e as rodas de liga-leve são aro 15, as mesmas usadas na versão Feel, mas pintadas de preto. Citroën C3 You T200 2025

O interior do You! é basicamente o mesmo do Feel. Os bancos são revestidos de material sintético (que não imita couro!) em dois tons de cinza e o volante é revestido. Os materiais são simples mas bem cuidados, disfarçando bem a necessidade de manter baixo o preço do carro. Não há nenhuma parte macia para disfarçar a busca incansável pelo preço baixo, incluindo os quebra-sóis fininhos e rígidos com seus espelhos de cortesia pequenos e simples.

Notamos uma famigerada tendência que está se transformando em moda na indústria automotiva nacional, que é a de eliminar as alças de apoio (o necessário “pqp”) do interior dos carros, como se fossem itens sem importância. Nem perguntaram para o público de mais idade sobre a real utilidade desse recurso. A posição de dirigir é mais um pouco mais elevada, mais na pegada de um quase SUV do que de um esportivo. O volante só tem regulagem de inclinação, e não de profundidade; os cintos de segurança da frente são fixos, sem regulagem; e airbags só os dois regulamentares dianteiros.

Um ponto negativo é o quadro digital de instrumentos, muito simples, já visto nos outros níveis de acabamento do modelo. Como imaginar um carro com motor turbo sem o necessário conta-giros? Na tela não colorida há um computador de bordo muito simples, com poucas poucas informações, acionado com certa dificuldade por um pino junto ao “vidro” do cluster… O You! merecia mais nesse quesito. Já a tela do sistema multimídia, de 10 polegadas, alivia um pouco a impressão de modéstia quase franciscana do painel de instrumentos, trazendo um sistema de áudio razoável e câmera de ré.

Mas o espaço interno é realmente muito bom para um carro compacto de pouco menos de quatro metros de comprimento (3,98 m). Até quem se acomoda atrás tem bom espaço para os joelhos. Os vidros traseiros também tem acionamento elétrico, mas suas teclas de comando estão na mesma posição -incômoda- dos Feel, na ponta do console entre os bancos dianteiros. Simples de resolver, mas vai acumular algum custo final.

CONCLUSÃO

O Citroën C3 You! convence, seja pela boa dirigibilidade e pelo comportamento quase esportivo. Tudo nele está na dose certa, mesmo sendo uma versão que tem que pagar o custo necessário para se posicionar com o preço baixo no mercado, que é um de seus argumentos de venda. É um carro que foi projetado para atender diversos públicos, e não só aqueles que só pensam com o pedal do acelerador (afinal, “na reta qualquer bobo anda”, mas nas curvas e na hora de parar a conversa muda). A versão You! reposiciona o C3, oferecendo relação custo/benefício interessante para a versatilidade que o carrinho oferece, com bom espaço, agilidade e o powertrain já bastante testado e eficiente. Sem dúvida, uma boa sacada da marca, que está incomodando os concorrentes.


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